Notícias

TJPE inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Igarassu

Foto mostra pessoas de pé, lado a lado, sorrindo para a foto. Na parede há uma placa prateada.

O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec/TJPE) inaugurou, nesta quinta-feira (30/11), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A unidade, que é a 27ª instalada no estado, vai funcionar no Fórum Dom Pedro II, localizado na Avenida Vinte e Sete de Setembro Prefeito Jurandir Bezerra, bairro Saramandaia.
 
Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, saudou os participantes com uma mensagem por vídeo. “São 27 unidades instaladas no estado de Pernambuco e outras virão. Mais Casas de Justiça e Cidadania e outras tantas frentes. O que se vê hoje é a Semana Nacional de Conciliação concluída com números pra lá de alvissareiros e resultados maravilhosos, de acordo com as audiências realizadas, pelo menos de distensionamento de climas. E aos poucos a população vai voltar ao que é o normal. As pessoas têm litígios, as pessoas têm diferenças, mas isso pode ser resolvido de forma civilizada, bem tratada, bem resolvida. Ainda em questões econômicas, de débitos, tudo pode ser conciliado desde que haja disposição, e essa disposição precisa ser orientada. E é esse trabalho maravilhoso que as equipes dos Cejusc’s do Tribunal de Justiça vêm fazendo no estado inteiro e agora instalando no próprio fórum da comarca de Igarassu”, parabenizou.
 
Visitando as novas instalações, o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, falou da importância de mais uma unidade. “Estamos dando um passo forte e elevado. A instalação desse Cejusc será uma porta aberta para a população que, ao invés de entrar com uma ação na Justiça, já poderá resolver seu conflito de uma forma amigável e pacífica. E o nosso grande objetivo é pacificar a sociedade. Além disso, os processos também poderão ser encaminhados para que sejam realizadas tentativas de conciliação. Então esse é o futuro da Justiça. Tenho a certeza de que daqui a muitos anos a gente vai conseguir resolver quase todos os problemas, pelo menos os mais simples, de forma amigável, através da autocomposição. Para mim é uma alegria estar inaugurando hoje esse Cejusc em Igarassu”, destacou o magistrado.
 
O Cejusc de Igarassu será coordenado pelo juiz Marco Aurélio Mendonça de Araújo. Em seu pronunciamento, ele ressaltou o diálogo como prática fundamental na solução dos litígios. “É do conhecimento de todos que o TJPE, observando seu dever constitucional, vem tomando providências rápidas e efetivas, aparelhando o Nupemec para atender melhor a natural e crescente demanda de todo o sistema. Daí enfatizo a especialização de Cejuscs em áreas delicadas de determinados conflitos como social, ambiental e de família, promovendo a conciliação e a mediação. A instalação desse Cejusc é mais um benefício social jurídico de fundamental importância para a comarca de Igarassu. A partir de agora se cria a possibilidade para todos que possuem uma questão que não pode ser resolvida apenas entre as partes envolvidas, que venham buscar a devida solução por força de uma sentença judicial. A prática do Cejusc é a do diálogo, intermediada por agentes capacitados, coisa que o Nupemec tem feito com maestria”.
 
Cejuscs - Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam como órgãos auxiliares das unidades jurisdicionais de 1º e 2º graus do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco. São unidades que atuam na realização de sessões de mediação e conciliação, seja de processos judicializados no TJPE, seja nos casos pré-processuais, em que ainda não há processo judicial. Assim também, são atividades dos Cejuscs a realização de ações de cidadania que aproximem o Judiciário da sociedade. 
 
Mais informações em Cejuscs - TJPE
 
...........................................
Texto: Redação  Ascom TJPE 
Foto: Ivanildo Pedro | Secom Igarassu