Notícias

Jetep/TJPE atua no Clássico dos Clássicos

Estagiária Gessyria Araújo, conciliadora Maria Beltrão, juiz João Ricardo Neto, promotor Fernando Mattos e defensores Rodrigo Furtado e Raufer Gonçalves durante plantão no jogo entre Sport e Náutico
Estagiária Gessyria Araújo, conciliadora Maria Beltrão, juiz João Ricardo Neto, promotor Fernando Mattos e defensores Rodrigo Furtado e Raufer Gonçalves no plantão do jogo entre Sport e Náutico
 
A população contou com o suporte do Judiciário através do Juizado Especial do Torcedor de Pernambuco (Jetep) – unidade vinculada à Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – durante o clássico entre Sport e Náutico realizado na Ilha do Retiro, no Recife, pelo Brasileirão 2022 da Série B, em 28 de setembro. Equipes do Tribunal, do Ministério Público (MPPE), da Defensoria Pública (DPPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS) estiveram no estádio Adelmar da Costa Carvalho para atendimento a pessoas com algum tipo de problema relacionado à realização da partida. Ao local, foi enviada uma ocorrência de um homem que tentou pular a catraca de acesso à arquibancada. O MP pediu arquivamento do caso por atipicidade da conduta.
 
Plantonista do Jetep/TJPE no jogo, o juiz João Ricardo da Silva Neto comentou a atuação do Juizado. “Temos uma tendência em ver uma melhora no comportamento das pessoas, mas, por vezes, parece inalterado. Embora exista a conscientização do torcedor, tem um pequeno segmento que tende à desordem, infelizmente. Mas o Jetep busca atuar no suporte à cidadã e ao cidadão”, destacou. A respeito do caso de violência após a partida noticiado pela Imprensa, o TJPE aguarda o processo formalizado, seguindo o trâmite com inquérito policial, apuração de fatos e apresentação de denúncia para poder se manifestar.
 
Nos dias de jogos, o Juizado recebe e julga possíveis casos relacionados à venda irregular de ingressos e a outros direitos do consumidor, além de questões cíveis e criminais previstas no Estatuto do Torcedor. Até o momento, em 2022, o Jetep/TJPE esteve presente em 53 partidas envolvendo os times do Náutico, do Santa Cruz e do Sport realizadas no Recife e em São Lourenço da Mata. No total, 30 ocorrências foram registradas. 
 
Mais informações sobre o Juizado do Torcedor do TJPEem www.tjpe.jus.br/web/juizados-especiais/torcedor
....................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | K9 – Ascom TJPE