Notícias

Fórum de Aliança é inaugurado após passar por reforma

A reforma foi realizada pelas Diretorias de Engenharia e Arquitetura e de Infraestrutura, vinculadas à Secretaria de Administração do TJPE
 
Com mais de 20 anos de existência e 244 m2 de área construída, o Fórum Juiz José Albino Latache Pimentel da Comarca de Aliança, município localizado na Zona da Mata do Estado, acaba de passar por reformas e ganhou novas salas, mobiliário e equipamentos de acessibilidade. A inauguração do espaço recuperado aconteceu na terça-feira (1º/12). 
 
Integraram a mesa de honra do evento o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, o prefeito de Aliança, Xisto Freitas; o presidente da Câmara de Vereadores de Aliança, André Gonzaga; e o juiz que atua na Comarca, Felipe Artur Monteiro Leal.
 
A reforma foi realizada pelas Diretorias de Engenharia e Arquitetura e de Infraestrutura, vinculadas à Secretaria de Administração do TJPE. Com a obra, o Salão do Júri também passará a funcionar como sala de audiência. A área da Secretaria foi ampliada; o Fórum ganhou, ainda, sala técnica, para equipamentos de informática, sala de oficiais de Justiça, sala para os assessores; e um gabinete de juiz isolado. O prédio agora conta com rampa de acesso para cadeirantes e banheiro acessível. O Fórum recebeu, ainda, pintura nova, reforma na parte elétrica e hidráulica, teve a fachada e calçada recuperadas e ganhou espaço para arquivo de processos.
 
A Vara Única de Aliança possui um acervo de aproximadamente 3.500 processos. Segundo o presidente do TJPE, o objetivo das obras que vêm sendo realizadas pelo Judiciário é garantir que as instalações da Justiça mais dignas para receber os cidadãos em todo o Estado. 
 
 
“Tivemos que contingenciar, reduzir despesas e administrar não é apenas construir e somente fazer. É ter cuidado também com as despesas. O gestor deve administrar como se fosse sua a coisa, ter responsabilidade com os gastos públicos. Apesar dos desafios, fomos atrás do que poderia ser feito. Colocamos na mesa o que tínhamos para fazer, o que conseguiríamos executar e estabelecemos as prioridades. Assim, decidimos pela reforma no Fórum de Aliança, que precisava. Muita satisfação que tenho com a obra realizada aqui. Queremos fazer o melhor pelo Poder Judiciário no tempo que nos resta à frente da gestão. Condições dignas para os nossos juízes e servidores trabalharem, além de melhorar a prestação jurisdicional”, destacou o desembargador Fernando Cerqueira.
 
Para o juiz Felipe Artur Monteiro Leal, que atua na Comarca,  a reforma trouxe maior satisfação para os servidores que trabalham no espaço. “Advogados que estão no dia-a-dia e jurisdicionados também entram com alegria no fórum e percebem como mudou. Estou muito feliz em proporcionar esse momento aos usuários, dando melhores condições de trabalho aos servidores e qualidade de atendimento aos jurisdicionados”, avaliou.
 
Cidadão aliancense, o desembargador do TJPE Jorge Américo Pereira de Lira, ressaltou que, em ano de pandemia, de restrições, o Tribunal teve que fazer contingenciamento, mas não parou. “A Justiça de Pernambuco recebe em torno de 600 mil processos por ano e estamos conseguindo, ano após ano, julgar mais do que recebemos. O Tribunal, através do esforço de seu presidente, realizou sessões de julgamento virtuais, os juízes sentenciaram, proferiram decisões de suas casas. Foi um ano em que o Judiciário produziu muito e trabalhou muito, graças também à Secretaria de Tecnologia. Estou particularmente feliz, porque estou na minha terra, que foi contemplada com esta reforma. Momento de satisfação e felicidade.  Cumprimento o presidente pela grande gestão que está fazendo, em um ano difícil, está realizado uma gestão extraordinária, inovadora e transformadora”, disse.
 
Em sua fala, o prefeito Xisto Freitas destacou que a obra vai dar uma qualidade melhor aos servidores, mas também ao cidadão que procurar os serviços da Justiça na comarca. “Gostaria ainda de parabenizar o juiz Felipe Leal pelo seu desempenho e desenvoltura. Queremos agradecer pelo presente a Aliança e para os nossos munícipes”, concluiu.
 
Também estiveram presentes na solenidade a assessora especial da Presidência, juíza Fernanda Chuahy; o corregedor auxiliar dos Juizados Especiais, representando o corregedor geral da Justiça, juiz Eduardo Guilliod; o vice-prefeito de Aliança, Thiago Capitulino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Timbaúba, Antônio Apolinário; o promotor de Justiça da Comarca, Leandro Matos; a defensora pública Maria Elvira Borba; a diretora geral do TJPE, Márcia de Carvalho, o diretor geral adjunto do TJPE, Marcel Lima; o secretário de Administração do TJPE, Francisco Abreu; o diretor de Infraestrutura, Sebastião Gondim; o diretor adjunto de Engenharia e Arquitetura, Hênio Siqueira; o assistente militar do TJPE, coronel Fabiano Luna; e a arquiteta Cintia Carrilho, responsável.
 
.............................................................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE