Notícias

Encontro Regional reúne magistrados, assessores e servidores do polo de Garanhuns

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concluiu nesta sexta-feira (4/9), os Encontros Regionais do TJPE: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022, no polo de Garanhuns. A atividade está sendo realizada virtualmente devido à pandemia do Covid-19 e tem como objetivo aperfeiçoar a gestão das unidades judiciárias, promovendo o alinhamento para o alcance das metas e dos indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A primeira edição virtual foi voltada para magistrados, assessores e chefes de secretaria do polo de Garanhuns convocados através do edital conjunto do TJPE, da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destacou, na abertura do evento, a preocupação em ouvir todos os que fazem o Judiciário e a importância da contribuição de cada participante para uma Justiça mais eficiente. “O primeiro encontro, que foi presencial, em Petrolina, teve uma assistência muito grande de magistrados e servidores. Todos participaram e deram sugestões que estão sendo implementadas, mas queremos ouvir todos os demais magistrados e servidores do Estado”, afirmou o presidente que também falou sobre as adversidades enfrentadas devido à pandemia.

“A nossa preocupação é que, mesmo considerando as dificuldades que estamos passando na atualidade, nós possamos dar o melhor de cada um através do compromisso que está enraizado dentro de nós. A magistratura é uma atividade que envolve de maneira ampla a sociedade. Nós trabalhamos para o pacificar e dar uma resposta à sociedade”, disse o desembargador Fernando Cerqueira, que parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido e pelo compromisso assumido. Atualmente, o TJPE encontra-se como o 5º mais produtivo entre tribunais de médio porte e o 9º entre os tribunais do Brasil.

Após a abertura oficial do encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho. Neste momento, foram abordadas as dificuldades encontradas nas unidades judiciárias para o desenvolvimento dos trabalhos, bem como registradas as sugestões para solucionar os problemas e elaborado um documento. Antes do evento, magistrados, servidores e assessores também debateram e responderam os formulários enviados anteriormente pela coordenação do evento. As respostas foram sistematizadas e compiladas para apresentação na plenária no período da tarde.

Durante a plenária, muitas das dificuldades elencadas por cada grupo se repetiram nos demais, e resumidamente se enquadram nas necessidades de mais capacitações de aperfeiçoamento; limitações de equipamentos e tecnologias, que afetam a prestação jurisdicional tanto por meio do trabalho remoto como presencial; dificuldade de realizar atendimento ao público em tempo integral nas comarcas do interior; entre outros. Já a busca de soluções indicou várias possibilidades voltadas para a atual realidade crescente das demandas digitais e virtuais, como por exemplo, atualização dos sistemas das audiências possibilitando múltiplos uploads; digitalização completa dos acervos processuais; unificação de todos os sistemas utilizados pelo Judiciário estadual; implementações no Sistema Judwin; disponibilização de tutoriais para uso dos sistemas, entre outras sugestões.

No final dos trabalhos, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, reiterou o propósito de ouvir a todos e trabalhar da melhor forma possível para atender as demandas, pelo menos que em parte, lembrando das dificuldades orçamentárias, a fim de que a administração seja efetivamente compartilhada. “Essa reunião significa muito, significa o entrelaçamento e o conhecimento entre todos nós.  Estamos aprendendo juntos e de mãos dadas vamos tentar melhorar o nosso Poder Judiciário. Fico muito agradecido pela importância e pelo comprometimento de todos os presentes”, concluiu o presidente do TJPE.

Os Encontros Regionais do TJPE: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022 estão sendo promovidos em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça de Justiça e a Escola Judicial de Pernambuco, além de contar com a participação da Ouvidoria Geral do TJPE.  Os próximos eventos virtuais serão para magistrados, assessores e servidores convocados dos polos de Serra Talhada (11 de setembro), Caruaru (18 de setembro), Zona da Mata Norte e Sul (25 de setembro) e Região Metropolitana do Recife (2 de outubro).

.................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE