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Justiça de Pernambuco e instituições de ensino debatem serviço voluntário de estudantes

Gestores da Secretaria de Gestão de Pessoas dialogaram com coordenadores acadêmicos sobre o voluntariado estudantil no TJPE

Dirigentes de Gestão de Pessoas dialogaram com coordenadores acadêmicos sobre o voluntariado no TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou um encontro com coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do programa “Desenvolvendo a carreira: a prática profissional no Judiciário”. A reunião aconteceu no Auditório da Comissão Permanente de Licitação (CPL), no Edifício Paula Baptista, bairro de Santo Antônio, no Recife, em 10 de dezembro. Confira as fotos em:  https://photos.app.goo.gl/Wv3dZ8vzVUeinViD9.

O programa é coordenado pela Gerência do Serviço Voluntário, unidade vinculada à Diretoria de Gestão Funcional da SGP/TJPE. A ação, regida pela Instrução Normativa 14/2019 e pela Lei do Serviço Voluntário (Lei Federal 9.608/1998), tem o objetivo de promover a atuação de estudantes no âmbito do TJPE, desenvolver atividades práticas relacionadas à formação universitária, enriquecer o currículo e complementar a carga horária exigida para a conclusão do curso de graduação.

A adesão ao “Desenvolvendo a carreira” acontece mediante a celebração de convênio entre as instituições de ensino com o TJPE. Até o momento, 33 grupos já firmaram parceria com o Judiciário estadual. Atualmente, o Tribunal conta com cerca de 300 estudantes voluntários atuando em suas unidades judiciais ou administrativas. Na reunião, a equipe da SGP mostrou os resultados do ano de 2019 e projetos de novas ideias e planos para 2020. Foram tiradas dúvidas dos coordenadores, que também expuseram suas propostas para melhorias em dinâmica descontraída.

Foram abordados, durante o encontro, os benefícios para todos os envolvidos, como salientou o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau), Glebson Bezerra. “O programa traz visibilidade tanto do aluno quanto da IES e do Tribunal. Na área acadêmica, é muito importante o desenvolver de habilidades, seja em atendimento ao público quanto em inteligência emocional, que é o que a gente precisa amadurecer muito nos nossos cursos de graduação para termos profissionais capazes de resolver problemas. Nós, coordenadores, entendemos que a atividade voluntária acaba por trazer e/ou aproximar sociedade e academia, fazendo com que o estudante se sinta parte integrante e ativo da sociedade e para que ele possa interagir de forma direta, levando o que aprende em sala de aula, toda a teoria, para o uso prático.”

Os estudantes do ensino superior que querem participar do programa precisam ser maiores de 18 anos, matriculados a partir do primeiro período nos 25 cursos disponíveis pelo TJPE, que são: Administração de Empresas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências do Consumo, Direito, Economia, Educação Física, Economia Doméstica, Engenharia, Enfermagem, Fisioterapia, História, Medicina, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Secretariado, Serviço Social, Odontologia, Nutrição, Jornalismo, Fotografia, Design e Rádio e TV. A carga horária é de 15 horas semanais. Ao término do período das atividades, o estudante recebe o certificado de participação voluntária, emitido pela SGP, contendo a duração do voluntariado.

Para a gerente do Serviço Voluntário do TJPE, Andréa Andrade Ribeiro Pessoa, o “Desenvolvendo a carreira" tem sido, na prática, de muita relevância tanto para o estudante que inicia o curso quanto para o que já está na metade do curso. “A importância se dá no aprendizado, no contato com a parte prática do seu curso e no convívio dos alunos com os gestores e equipes nas unidades judiciais e administrativas do TJPE. Para o Tribunal, e também para a sociedade, tem sido de muita importância a participação dos estudantes colaborando com os servidores nos atendimentos das demandas. Recentemente tivemos estudantes voluntários que pelo seu desempenho foram nomeados para a assessoria de magistrados”, pontua.

Confira a Instrução Normativa 14/2019 e saiba mais sobre o “Desenvolvendo carreiras”

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Texto: Aryagne Lopes | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE