Notícias

Encontro debate experiências de voluntariado no TJPE

Público assiste à palestra

Reunião foi realizada em auditório no Edifício Paula Baptista, no Recife

Exercer atividade voluntária em troca de aprendizado prático, ganho de conhecimento e incremento curricular. Essa é a proposta do programa “Desenvolvendo a carreira: a prática profissional no Judiciário”. A iniciativa foi implantada há dois anos no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e, na quarta-feira (20/3), foi realizada uma reunião de avaliação entre representantes das instituições de ensino conveniadas e representantes do Judiciário. Na ocasião, os profissionais puderam avaliar os aspectos positivos e os principais desafios e dificuldades enfrentados na execução da iniciativa. O encontro aconteceu no Edifício Paula Batista, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Confira mais fotos da reunião AQUI.

A gerente de Serviço Voluntário da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPE, Andréa Andrade, destaca as vantagens trazidas pelo programa de voluntariado. “Todos ganham: o Tribunal, a instituição de ensino, o estudante e a própria sociedade. O estudante tem a oportunidade de obter um grande aprendizado nas unidades judiciárias, o que enriquece muito o que é aprendido por eles na teoria, havendo um link entre a teoria e a prática. Para o Tribunal, significa uma ajuda muito importante, no sentido de dar mais celeridade e eficiência na prestação de serviços”, pontuou.

O programa “Desenvolvendo a carreira” é regulamentado pela Instrução Normativa 25/2016. Estão conveniadas 32 instituições de ensino superior de todo o estado de Pernambuco, de onde são encaminhados estudantes de 20 cursos de graduação como Administração de Empresas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Economia, Rádio e TV, Fotografia, Engenharia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Secretariado e Serviço Social. 

Atualmente, cerca de 300 universitários atuam em diversas Unidades do Tribunal, desenvolvendo atividades pelo período de três horas diárias. O prazo de permanência no serviço voluntário é de um ano, com a possibilidade de prorrogação por igual período. As normas são estabelecidas num termo de adesão firmado entre o estudante e o TJPE. Ao final da permanência, é emitido um certificado de participação.

Representante da Faculdade Salesiana do Nordeste, Cíntia Pereira de Souza ressalta a relevância dos valores sociais construídos por meio do voluntariado. “A ideia é mostrar aos estudantes os benefícios do serviço voluntário. Procuramos mostrar que as atividades desenvolvidas no TJPE podem despertar o interesse por áreas desconhecidas da profissão. Vai permitir que se conheça o trabalho na prática, abrindo leques para o ganho de conhecimento e experiência profissional. Também enfatizamos a importância de se contribuir com a sociedade, num exercício de cidadania”, destacou.

Participantes lado a lado posam para foto

Desenvolvendo a carreira: a prática profissional no Judiciário – Voltado para a participação voluntária de estudantes no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco, o programa é regido pela Instrução Normativa 25/2016 e pela Lei Federal 9.608/1998, que é a Lei do Serviço Voluntário. É coordenado pela Gerência do Serviço Voluntário, setor vinculado à Diretoria de Gestão Funcional da SGP. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos.
...............................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Luiz Fabiano | Cacoete Produções | Ascom TJPE