Notícias

Edição especial do Portas Abertas marca as comemorações dos 197 anos do TJPE

Crianças, boquiabertas, visitam Salão Nobre. Elas usam a camisa comemorativa do aniversário do TJPE

Ação foi promovida, em 15 de agosto, no Palácio da Justiça. O Salão Nobre (foto) foi um dos locais visitados

“É a primeira vez que vim aqui e eu estou muito impressionado com a beleza do Palácio. Além de conhecer um espaço tão bonito, acho importante essa visita porque temos acesso à história do Tribunal, de cada local, e é o lugar onde podemos buscar nossos direitos”, revelou Josué Kauã de Castro Silva, de 11 anos, estudante do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Mércia de Albuquerque Ferreira. Josué participou da edição especial do Portas Abertas, projeto que há dois anos organiza visitas guiadas ao Palácio da Justiça. Promovida na manhã de 15 de agosto, a ação fez parte das comemorações pelos 197 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Confira as fotos AQUI.

Na sede do Judiciário, localizada entre a Praça da República e a Rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, por meio do projeto, os visitantes podem conhecer não só detalhes da arquitetura, da movelaria, das obras de arte e dos salões, como também um pouco do funcionamento e do papel do Tribunal. Realizado pelo setor de Relações Públicas da Assessoria do Cerimonial, a iniciativa tem como principal objetivo levar o cidadão para dentro do prédio histórico, aproximando a população da Justiça.

A visita começou no Salão dos Passos Perdidos, no 1º andar do Palácio, com a participação de cerca de 100 estudantes, vindos da Escola Municipal Costa Couto, da Escola Municipal Professora Jandira Pereira Botelho e da Escola Municipal Mércia de Albuquerque, e também do público inscrito e de servidores e magistrados, dentre os quais o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo. No local, começou a apresentação do espetáculo “Arte e Histórias no Palácio da Justiça”, com a coordenação-geral, direção cênica e idealização da atriz e escritora Sônia Bierbard.

Encenado pelo grupo de teatro do Tribunal, a Trupe do Faz de Conta, o espetáculo seguiu para outros ambientes do Palácio, contando a história do Tribunal pelas próprias personagens que dela fizeram parte. O texto é uma criação coletiva dos servidores que compõem o elenco, que conta com a atuação do ator Alexandre Sampaio, e dos servidores Déa Cavalcanti, Jair Rocha, Márcia Passos e Ruby Silva.

Para a gestora da Escola Mércia de Albuquerque Ferreira, Magda Clarisse Ribeiro, presente à visita guiada, o projeto tem principalmente o viés da valorização do patrimônio público e a aproximação dos estudantes da Justiça. “O funcionamento do Judiciário é uma realidade muito distante dos alunos da rede pública de ensino. Antes de vir para cá, por exemplo, foi realizado um trabalho pelos professores para explicar como a Justiça atua. Então para a questão da valorização da cidadania é uma ação muito relevante”, avaliou.

Projeto – O Portas Abertas é realizado desde outubro de 2016, e além de promover o atendimento aos alunos de escolas públicas, é realizado para quem faz o TJPE, como juízes, servidores e terceirizados, e para qualquer cidadão que se inscrever. A iniciativa recebeu, em 2018, um total de 2.360 pessoas, formado na sua maioria por estudantes de escolas e faculdades do Recife e Região Metropolitana.

No dia 27 de abril, o Palácio recebeu a visita de um grupo da Escola de Referência do Ensino Médio Manoel Bacelar, do município de Riacho das Almas, no Agreste do Estado. A iniciativa aconteceu graças à parceria entre o TJPE e o projeto Aula de Cidadania, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A próxima visita será realizada no dia 6 de setembro, a partir das 10h, para os públicos externo e interno. Os primeiros inscritos ganham camisetas dos 197 anos, produzida pela Assessoria de Comunicação Social, e do projeto Portas Abertas, elaborada pelo Trupe do Faz de Conta. Se formarem grupos para a visita, ganham um livro “A Justiça de Pernambuco e seu Palácio: inventário do acervo museológico dos bens móveis”. 

“O Portas Abertas também possui um caráter simbólico. Visa a mostrar que a Justiça está de portas abertas para trazer paz social, essa é a função de maior responsabilidade do Tribunal. Nas visitas, há uma breve palestra sobre cidadania. Para além do viés social, pedagógico e de resgate histórico da ação, vir aqui acaba sendo uma experiência de encantamento para os visitantes", revela a idealizadora do projeto e relações públicas do Cerimonial, Sônia Bierbard.

A beleza dos espaços impressiona, como, por exemplo o Salão Nobre, que foi inspirado no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes, com ornamentação clássica francesa, ao estilo dos reis da França Luís XV e XVI. No roteiro da visita, também estão a capela, a biblioteca, o Salão dos Passos Perdidos e a Sala dos Desembargadores, dentre outros locais.

Agendamento de visitas – Os dias reservados para o público externo são terças, quartas ou sextas-feiras, às 10h ou às 15h. Os interessados devem enviar um e-mail para relacoespublicas@tjpe.jus.br solicitando a visita guiada, e informar o nome, telefone para contato, horário desejado e dia de preferência da visita. Se forem estudantes, o nome da escola, curso/faculdade e o contato de celular da pessoa responsável.

Para a inscrição do público interno no projeto, é necessário criar um grupo mínimo de cinco pessoas e enviar também um e-mail para relacoespublicas@tjpe.jus.br com as mesmas especificações solicitadas ao público externo. O grupo pode ser composto por familiares e amigos do público interno do Judiciário pernambucano.

.................................................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE