Notícias

Dia Mundial da Energia Elétrica alerta população para o consumo consciente

Lâmpada com uma muda de árvore dentro

Comemorado no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia Elétrica é uma oportunidade para refletirmos a importância da energia elétrica em todo o mundo. A data foi criada em 1981 pela direção-geral de energia de Portugal e logo foi adotada por outros países, inclusive pelo Brasil. O objetivo da data é conscientizar a população acerca da importância da energia elétrica e da necessidade de fazer um bom uso dela.

A energia elétrica está presente em nosso dia a dia de diferentes maneiras como, por exemplo, nos carros, geladeiras, computadores, celulares e lâmpadas. A eletricidade é essencial não só para o nosso bem-estar e lazer, mas também para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.

Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) criou a Política de Redução de Gastos de Energia Elétrica e de Promoção da Sustentabilidade com o propósito de reduzir os impactos ambientais decorrentes do consumo excessivo de eletricidade, contribuir para a eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa também faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição.

Conforme a Instrução Normativa 3/2024, publicada na edição 38 do Diário de Justiça eletrônico (DJe), todas as unidades do Judiciário Pernambucano devem, por meio de seus(as) gestores(as), adotar medidas para minimizar o consumo de energia elétrica, buscando a eficiência energética e à redução de gastos públicos.

Confira abaixo cinco dicas para uso consciente de energia elétrica

1 - Desligar luzes, aparelhos eletrônicos e de refrigeração ao sair do ambiente; e o computador, no final do expediente (quartas-feiras, quando os computadores devem ficar ligados, desligar o monitor);

2 - Manter portas e janelas fechadas, quando o aparelho de ar-condicionado estiver ligado; e ajustar a temperatura entre 22°C e 24°C;

3 - Desligar aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estiverem em uso, incluindo "gelaguas" a cada fim do expediente;

4 - Utilizar a luz natural sempre que possível, desligando a iluminação elétrica e evitar trabalhos noturnos;

5 - Utilizar, sempre que possível, as escadas para acesso aos primeiros pavimentos e para subir e descer poucos andares.

....................................................................................
Texto: Dayane Domingues | Ascom TJPE