Notícias

CEJ lança mais um volume da coleção Memória Judiciária

À esquerda, homem fala ao microfone para demais pessoas em uma sala. Entre elas está o homenageado sentado em uma cadeira de rodas

O diretor do CEJ, desembargador Evandro Magalhães Neto, destacou a importância de mais uma justa homenagem ao desembargador João David

Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi lançado às 10h desta quarta-feira (21/12), o livro "Memória Judiciária de Pernambuco - Desembargador João David de Souza Filho", elaborado pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Poder Judiciário estadual. O volume integra uma coleção que divulga o perfil biográfico, as decisões e os principais atos de gestão da magistratura do TJPE.

O evento teve início com a apresentação musical do Quarteto de Violoncelos Criança Cidadã. Presentes na ocasião o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, o diretor e o vice-diretor do CEJ, desembargadores Evandro Magalhães Neto e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, além de outros desembargadores do TJPE.

O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, falou da honra e glória para a magistratura pernambucana ao prestar mais uma homenagem ao desembargador João David, que é um símbolo de devoção à Justiça e de tratamento respeitoso com as pessoas. "É a segunda vez que homenageamos o desembargador João David em minha gestão, a primeira destas homenagens tendo sido no aniversário de 200 anos de instalação do Tribunal, quando, na ocasião, o desembargador João David completava seus 100 anos de vida. O magistrado João David é um ícone, um símbolo do Judiciário pernambucano. Sinto-me muito feliz pela oportunidade de estar presente em mais esta homenagem", afirmou o chefe do Poder Judiciário.

O diretor do CEJ, desembargador Evandro Magalhães Neto, destacou trechos do prefácio de sua autoria sobre a importância de o TJPE, através do Centro de Estudos Judiciários, estar prestando mais uma justa homenagem ao desembargador João David. "Este evento tem dupla importância não só pela trajetória desse notável magistrado no Poder Judiciário, mas também por comemorarmos os seus 100 anos de vida no ano em que o TJPE completou 200 anos de instalação. Isto é de muito significado para o próprio volume da série Memória Judiciária. Aqui destaco a importância de João David não apenas como magistrado deste Poder, mas também como um gestor inovador em sua trajetória como corregedor geral da Justiça e também como presidente desta Casa de Justiça", disse.

O desembargador João David de Souza Filho chegou à solenidade de lançamento do livro Memória Judiciária de Pernambuco acompanhado de seus familiares, como a sua sobrinha Lilian David de Azevedo e o sobrinho-neto, Victor Valadares, além de outros membros da família e parentes, e comentou de sua alegria pelo lançamento de uma obra que conta sua história. "Eu estou profundamente empolgado com tudo que estou presenciando aqui hoje. Não sou merecedor de todas essas homenagens. É muita bondade de todos nesse momento de lembrança em relação à minha atuação neste Tribunal", comentou o magistrado.

Imagem mostra livros de capa azul e dourada em cima de uma mesa

O livro traz a trajetória do magistrado, além de memorial fotográfico

A obra

O livro Memória Judiciária de Pernambuco - Desembargador João David de Souza Filho representa o Volume 15 da obra, e possui 239 páginas. A impressão gráfica e a edição foram realizadas pela Editora Liceu. O prefácio foi escrito pelo diretor do CEJ, desembargador Evandro Magalhães Neto, e a apresentação foi escrita pelo ex-presidente do Tribunal, desembargador Fernando Cerqueira. O livro se divide em oito partes, sendo estas: O juiz João David; O desembargador; O corregedor; O presidente do TJPE João David; Homenagens a João David; Notícias de destaque  e artigos publicados na imprensa; Linha do tempo; e Memorial fotográfico. A solenidade de lançamento do livro foi concluída com a apresentação de três músicas pelo Quarteto de Violoncelos da Orquestra Criança Cidadã.

O juiz do TJPE Mozart Valadares efetuou o discurso de agradecimento em nome da família, e ressaltou a importância do reconhecimento do Tribunal ao trabalho efetuado pelo desembargador João David em nome da instituição por quatro décadas. "Eu interpreto este gesto como reconhecimento a um magistrado que dedicou mais de 40 anos ao Judiciário estadual, sem nenhuma nódoa ou mácula na sua trajetória profissional em seu currículo, sempre levando o bom conceito da Justiça perante o jurisdicionado e a sociedade pernambucana. Além de ele fazer parte da minha família, também é uma honra tê-lo como colega de magistratura", afirmou o magistrado.

Para saber mais sobre a trajetória de vida e atuação profissional do desembargador João David de Souza Filho, leia o perfil João David de Souza Filho: um século de vida e uma carreira de dedicação à Justiça.

....................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE