Navegação do site
Grandes eventos científicos vão marcar a pauta da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), nos próximos meses. A diretoria da entidade, em sua reunião ordinária, nesta segunda-feira (11/03), conduzida pelo diretor-geral, desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, definiu estratégias de organização e divulgação, de forma que todos possam fazer o maior aproveitamento possível da pauta, com temáticas diversas.
No dia 4 de abril será realizado o lançamento do livro “Direito Federal Brasileiro: 15 Anos de Jurisdição no STJ”, dos ministros Og Fernandes, Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques. Um evento reunindo três ministros do Superior Tribunal de Justiça e que certamente movimentará a comunidade jurídica pernambucana. Nos dias 8 e 9 será realizado, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça, webinário comemorativo ao Dia do Oficial de Justiça.
No dia 5 de abril a ESMAPE realizará o simpósio “Judicialização da Saúde”, em parceria com o Instituto Luiz Mário Moutinho. Nos dias 10, 11 e 12, acontece a maratona científica “CrieJam 2024: Compreender o Passado. Intervir no presente. Desenhar o Futuro”.
Em maio haverá a 1ª Jornada de Direito Processual Cível, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), que tem como diretor-geral o desembargador Evandro Magalhães. A coordenação científica está a cargo dos juízes José Adalberto de Barros Filho, Marcus Vinicius Torres e Rafael Lemos.
No dia 6 de junho, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, será realizado o curso “Análise Econômica do Direito”, abordando em especial, o direito do consumidor.
Em agosto os trabalhos da ESMAPE começam com o “Seminário Responsabilidade Civil” em parceria com a OAB nacional. Nos dias 14, 15 e 16, em parceria com o Memorial da Justiça e Governo do Estado, a ESMAPE movimenta o evento científico “200 Anos da Confederação do Equador”.
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro a Escola Judicial será palco de um dos maiores eventos nacionais do sistema judiciário, o Encontro Nacional de Oficiais de Justiça, o ENOJUS. Em sua oitava edição, o encontro tem como tema "Nova Era: Desafios, Oportunidades e Perspectivas para o Oficialato Brasileiro”. A realização é do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco, o Sindojus-PE, em parceria com a Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil, a AFOJEBRA.