Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Orientação para trabalhos acadêmicos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 28 de setembro de 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN).

A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Ao contrário do que muitos pesquisadores pensam, as normas não mudam anualmente. Elas são atualizadas em períodos que podem levar até décadas.

 

Normas para Informação e Documentação - em vigor

 

Número

 

 

Escopo

 

 

NBR ISO 2108/2006

Número Padrão Internacional de Livro
(ISBN)

 

 

 

Estabelece as especificações do Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) como um sistema de identificação internacional exclusivo para cada formato ou edição de uma publicação monográfica publicada ou produzida por um editor ou produtor específico. Ela especifica a construção de um ISBN, as regras para sua atribuição e utilização, os metadados a serem associados à atribuição do ISBN e a administração do sistema ISBN. Aplica-se a publicações monográficas (ou às suas seções ou capítulos individuais, onde estes são disponibilizados separadamente) e a certos tipos de produtos relacionados que estejam disponíveis ao público.

NOTA: Um manual do usuário da Autoridade de Registro disponível para esse Padrão Internacional fornece uma orientação mais detalhada e operacional (ver seção 8).

A Norma é uma tradução idêntica da ISO 2108:2005 que foi elaborada pelo Comitê Técnico Information and documentation (ISO/TC 46), Subcomitê Identification and description (SC 9).

Esta Norma é uma tradução idêntica da ISO 2108:2005 fornecida pela Fundação Biblioteca Nacional – Agência Brasileira do ISBN.

NBR 10525/2005

Número padrão internacional para publicação seriada (ISSN)

 

Especifica as condições para o uso do número padrão internacional para publicação seriada – ISSN – em publicações.

 

NBR 10719/2015
Relatório técnico e/ou científico.

Apresentação

Esta norma especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação de relatório técnico e/ou científico. Conquanto não sejam objeto desta Norma (administrativos, de atividades, entre outros), é opcional sua aplicação, quando oportuna. Nesse caso, os documentos devem sujeitar-se, tanto quanto possível, ao disposto nesta Norma.

NBR 6021:2015 -  versão corrigida 2016

Publicação periódica técnica e/ou científica

Estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem a publicação periódica técnica e/ou científica, impressa e/ou eletrônica, no que couber. Destina-se a editores.

NBR 6022: 2018

Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação

Especifica os princípios gerais para elaboração e apresentação de elementos que constituem artigos em um periódico técnico e/ou científico.

NBR 6023:2018 – versão corrigida 2.2020

Referências - Elaboração

 

Estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. Não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.

NBR 6024:2012

Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação

 

Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. Esta Norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

 

NBR 6025:2002

Revisão de originais e provas

 

 

Estabelece os sinais e símbolos a serem usados na revisão de originais e de provas. Estabelece também as convenções para os procedimentos de correção e marcação de emendas em originais e provas.

NBR 6027:2012 – válida a partir 11.01.2013

Sumário - Apresentação

 

Especifica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.

NOTA: Sumário difere de índice. Ver ABNT NBR 6034.

NBR 6028:2021

Resumo, resenha e recensão 

Apresentação

Norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.

 

NBR 6029:2023

Livros e folhetos - Apresentação

 

 

Estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto. É previsto que esta Norma seja utilizada por editores, autores e usuários.

*Esta Norma não se aplica à apresentação de publicações seriadas.

 

NBR 6033:2022

Ordem alfabética

Estabelece critérios de aplicação da ordem alfabética em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos de natureza semelhante.

NBR 6034:2004

Índice - Apresentação

Estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.

 *Esta Norma aplica-se, no que couber, aos índices automatizados.

 

 

NBR 10520:2023

Citações em documentos - Apresentação

 

Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos de diversos formatos.

 

 

NBR 10719:2015

Relatório Técnico e/ou Científico

 Apresentação

Especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação de relatório técnico e/ou científico. Conquanto não sejam objeto desta Norma outros tipos de relatórios (administrativos, de atividades, entre outros), é opcional sua aplicação, quando oportuna. Nesse caso, os documentos devem sujeitar-se, tanto quanto possível, ao disposto nesta Norma.

Esta Norma é baseada nas ISO 5966:1982 e UNE 50135:1996.

Esta quarta edição incorpora a Emenda 1 de 25.05.2015 e cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 10719:2011).

 

NBR 12225:2023

Lombada

Apresentação

 

 

Estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos.

Esta Norma tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes. Esta Norma aplica-se, no que couber, a lombadas de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som etc.).

Esta Norma é baseada na ISO 6357:1985.

Esta Norma substitui a NBR 12225:1992.

NBR 14724:2011

Trabalhos acadêmicos - Apresentação

Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

NBR 15287:2011

Projeto de Pesquisa

Apresentação

Especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.

*Esta segunda edição cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 15287:2005), a qual foi tecnicamente revisada.

Atualizada até 25.09.2023

 

  • Seu trabalho tem tabelas e gráficos?

A ABNT recomenda o uso da “Normas de Apresentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para padronização de trabalhos acadêmicos, seja monografia, dissertação ou tese. Acesse AQUI.
 

  • Você tem dificuldades de fazer referências bibliográficas? Clique AQUI.