Navegação do site
Reflexões aprofundadas sobre novas realidades do oficial de Justiça marcaram o webinário “Transformações e Novo Paradigma na Atuação do Oficial de Justiça”. O evento, realizado pela Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (SINDOJUS-PE), nestas segunda e terça-feira (8 e 9/4). A abertura foi feita pela desembargadora Daisy Andrade, vice-diretora-geral da ESMAPE; a juíza Fernanda Chuahy, coordenadora da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola; e pelo presidente do SINDOJUS- PE, Roberto Soto.
Em sua fala de saudação aos participantes e realizadores, a desembargadora Daisy Andrade frisou o papel das oficialas e oficiais de justiça como a extensão do poder da magistratura junto aos jurisdicionados e jurisdicionadas: “É preciso que essa representação chegue de forma harmônica e com excelência”, refletiu. A magistrada fez considerações positivas sobre a pauta do evento: “As palestras avançadas e temas diferenciados mostram que há o empenho por fazer a diferença, por fazer o novo, em reaprender”.
A juíza Fernanda Chuahy também elogiou a pauta do webinário: “Este evento traz temas de muita relevância sobre a atividade das oficialas e oficiais de justiça, sobre o impacto de assuntos como a inteligência artificial na área e saúde mental”, refletiu. E definiu: “O oficial de justiça é um agente de transformação social e pacificação”. A magistrada lembrou que o diretor-geral da ESMAPE, desembargador Jorge Américo, está envolvido em dar todo o suporte possível para o Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, na ESMAPE.
O presidente do SINDOJUS, Roberto Soto, aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o Enojus e mostrou o vídeo de divulgação do evento. Ele disse que o webinário, para além da capacitação, representa mais um passo da categoria como assíduos alunos da ESMAPE. “Nós tempos uma realidade que é o avanço galopante da tecnologia: precisamos e queremos estar preparados para esse novo momento”, disse.
A primeira palestra do evento teve como tema “Os paradigmas e a fábula dos macacos: insights sobre o dilema da ruptura x conservação das funções do Oficial de Justiça”, do oficial de Justiça Avaliador do TJPE Elder Paes Barreto Bringel. A segunda e última palestra do primeiro dia foi em torno do tema “O Oficial de Justiça e a Cooperação Processual”, tendo como palestrante o oficial de Justiça Avaliador do TJPE Fábio Henrique Silva Lima.
A palestra que abriu o segundo dia do evento teve como tema “Oficiais de Justiça: Pontes da Comunicação Cidadã”, realizada pela juíza Iasmina Rocha, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A segunda e última palestra falou sobre o tema “Desafios Psicológicos dos Oficiais de Justiça e Estratégias de Coping”, pela psicóloga Mônica Gomes Campello, doutora em psicologia do homicídio. O evento reuniu 162 participantes de todo o Estado de Pernambuco.
Texto - Paula Imperiano