Notícias

TJPE encerra solenidades festivas de comemoração aos 201 anos com reconhecimento aos servidores

 

 


O Presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueirêdo, durante discurso de saudação aos homenageados

Uma homenagem aos servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) marcou a solenidade de comemoração pelos 201 anos de instalação da instituição, na tarde desta terça-feira (15/8), na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Com o lema "TJPE 201: o primeiro dos próximos 200 anos", o Tribunal conferiu o Diploma de Honra ao Mérito Judiciário a servidores que atuam no Judiciário estadual pernambucano. Confira as fotos do evento.

O Diploma do TJPE é uma distinção honorífica que é concedida aos servidores da instituição por terem executado com destaque, eficiência e presteza as suas atividades, promovendo a melhoria da prestação jurisdicional efetuada pelo Poder Judiciário pernambucano. Confira a lista dos homenageados. 

No início da programação, foi apresentada a identidade visual do aniversário de 201 anos do TJPE, desenvolvida com os princípios de inclusão, diversidade, acessibilidade e inovação. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela violinista da Orquestra Criança Cidadã, Jéssica Dumont. Dando sequência às apresentações, foi exibido um vídeo comemorativo ao aniversário do Tribunal, que aconteceu no domingo (13/8), data em que foi, de fato, instalado. Na gravação, integrantes do TJPE falaram sobre o que esperam da instituição nos próximos 200 anos.

Em seguida, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou a busca pela evolução do Tribunal na luta por mais inclusão, respeito e humanidade tanto para os que atuam na instituição como para aqueles que recorrem ao Judiciário na resolução de suas demandas. "Nós estabelecemos como uma das nossas metas construir um Tribunal mais inclusivo. É preciso priorizar o respeito e a humanidade no trato da convivência entre todos. O Judiciário é um lugar para os cidadãos serem tratados igualmente independente de qualquer característica, condição, crença, ou religião", pontuou.

O desembargador enfatizou o reconhecimento aos servidores que buscam se destacar no seu trabalho e a consequente premiação a cada um deles. "Estamos reconhecendo, dentro da casa, servidores que atuam, buscando fazer mais e melhor para todos, indistintamente. Se cada um contribuir da melhor forma possível para que possamos servir ao jurisdicionado, vamos construir um Judiciário cada vez mais humano, célere e eficaz. Estamos aqui para diplomar servidores que fizeram mais do que deles se espera para atender de forma digna o cidadão pernambucano, com todo respeito que ele merece", afirmou. Em seguida à fala do presidente, houve a cerimônia de entrega aos servidores dos diplomas e de uma peça em acrílico com a frase: "Eu me orgulho de fazer parte desta história". 


Entre os homenageados estava a servidora, Analícia Queiroz da Mota, que atua na Vara Única da Comarca de Ipubi há três anos. Ela revelou como espera que o Tribunal evolua na questão da inclusão e da acessibilidade nos próximos anos. "A sociedade tem travado essa batalha para incluir e trazer acessibilidade para servidores e jurisdicionado. Todos os que fazem o Tribunal desempenham um papel fundamental para conquistarmos essa Justiça mais inclusiva e igualitária. Espero que nos próximos anos tenhamos alcançado esse objetivo e que a pauta já seja outra", observou.

Michel Christ de Miranda Martins falou do sentimento em ser homenageado. "Eu me sinto lisonjeado, muito feliz porque é um estímulo para darmos cada vez mais o nosso melhor em prol do jurisdicionado. Minha participação aqui na solenidade significa uma representação dos meus colegas, de toda minha unidade, que é uma unidade coesa, unida, composta de servidores que têm paixão pelo que fazem e o resultado disso é que nós temos conseguido trabalhar com alegria e afinco e o cumprimento das metas acaba sendo a consequência desse cenário e do nosso convívio harmônico diário", considerou. Michel trabalha no 2º Juizado Especial Cível das Relações de Consumo de Petrolina há 14 anos.

Há 50 anos atuando como servidora do TJPE, dos quais 43 no setor de Taquigrafia, local que se encontra hoje, Maria Eglantine Cavalcanti da Silva, falou das principais mudanças que percebeu ao longo da história do Tribunal. "Eu acho que o Tribunal evoluiu muito na comunicação, na estrutura,e na tecnologia que acabou simplificando nosso trabalho". Ela revelou também como se sentia ao receber, depois de tantos anos de trabalho, essa homenagem. "Eu me sinto muito feliz. Agradeço ao presidente, com o qual trabalhei durante muito tempo na 3ª Câmara de Direito Público, e à equipe da Taquigrafia, que é formada só por mulheres que vivem em harmonia, com muito calor humano, e ajuda mútua. Eu me sinto em casa aqui", completou.

Mesa de honra - Além do presidente do TJPE, compuseram a mesa de honra do evento: o diretor da Esmape, Francisco Bandeira de Mello; o corregedor geral de Justiça. desembargador Ricardo Paes Barreto; os desembargadores Mauro Alencar, Waldemir Tavares, o desmbargador Ivanildo Cunha, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; o diretor geral do TJPE, Marcel Lima; o secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena; e o diretor do Foro da Capital, juiz Saulo Fabianne. Juntos com o presidente, eles fizeram a entrega dos diplomas aos servidores homenageados.

A cerimônia foi transmitida pelo YouTube da Ascom TJPE
......................................................................................
Texto:  Ivone Veloso - Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Vitória Viana | Inova Propaganda