Notícias

Setic e Ascom capacitam servidores para usar a plataforma Liferay

 


Servidores aprendem a usar plataforma Liferay

 

A Publicação no sistema Liferay e a comunicação virtual no Poder Judiciário é o curso que os profissionais da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Assessoria de Comunicação (Ascom) estão ministrando para cerca de 18 servidores nesses dias 17, 18 e 19 de novembro, nas dependências da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

De acordo com Luiz Felipe Alves de Oliveira, da Unidade de Negócios Administrativos da Setic, a capacitação tem finalidade de habilitar os servidores para publicarem, facilmente, os conteúdos das unidades judiciais das quais pertencem e que possuam, evidentemente, sites no portal do TJPE. "Aos poucos, estamos diminuindo o gargalo que existia para publicação de conteúdo. Se antes, todas as unidades solicitavam à informática este serviço, hoje elas têm condições de gerir suas publicações. "

Isso também só está sendo possível porque desde 2010, o TJPE vem investindo na utilização de uma ferramenta que adequou suas funcionalidades à demanda da instituição. O Portal Liferay, é uma plataforma que melhor respondeu as múltiplas necessidades das diversas áreas e permitiu a interação com os serviços virtuais que são oferecidos à população. Hoje, o Portal do TJPE agrega cerca de 80 sites, além dos sistemas exclusivos de consulta.

Para Leonardo Santana, chefe da Unidade de Negócios da Setic, em janeiro deste ano, foi solicitado ao jornalista Bruno Azevedo, da Ascom, um mapeamento para saber quais as unidades judiciais precisavam desta capacitação. "De posse do levantamento, planejamos o curso e pretendemos oferecer para mais turmas aos servidores. O apoio da Escola Judicial é imprescindível para viabilizarmos o curso", concluiu.

.................................................

Texto: Joseane Duarte