Navegação do site
Fernanda Bérgamo durante a aula de Língua Portuguesa para servidores
Regência verbal e nominal, pleonasmo, ambiguidade, crase e pontuação. Estes foram os temas abordados pela docente Fernanda Bérgamo no curso Língua Portuguesa para o ambiente profissional – módulo III promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) nos dias 18 e 19 de fevereiro.
Durante os encontros, os servidores lotados no Polo de Aprendizagem de Recife receberam informações sobre regras gramaticais e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre assuntos que, geralmente, possuem mais detalhes. “Neste módulo, eu abordo o assunto de pontuação, que talvez, seja o que traz mais dificuldades e dúvidas. Eu trago o exemplo real de um tema de redação, em São Paulo, que muita gente ignorou a vírgula e fugiu do tema”, explicou Fernanda ressaltando que dependendo da presença, da ausência ou do posicionamento da vírgula, o texto modifica totalmente.
O servidor Luiz Eloadyr Chaves de Oliveira, lotado no Juizado do Torcedor, participou da capacitação e destacou a importância do tema discutido. “Este curso reforça, de qualquer maneira, nosso aprendizado no trabalho do dia a dia. Nós trabalhamos com processo e escrevemos muito despachos, sentenças, decisões interlocutórias, além de analisarmos as petições. Esses fundamentos da gramática nos ajudam muito”, disse Luiz.
O curso Língua Portuguesa para o ambiente profissional – módulo III possuiu carga horária de 8 horas.
Confira aqui as fotos.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Fotos: Gleber Nova