Notícias

Semana Esmape – IBDFAM de Direitos das Famílias começa em 26 de julho

Inscrições para o evento podem ser feitas até esta sexta (23/7)

Evento é realizado através de parceria entre a Escola Judicial e o Instituto Brasileiro de Direito da Família

Resumo da notícia

  • Inscrições para Semana Esmape – IBDFAM terminam sexta (23/7).
  • Evento, com carga horária de 8h/a, acontece de 26 a 30 de julho.
  • Inscrições podem ser feitas no site da Esmape ou via Sympla.

A Semana Esmape – IBDFAM de Direitos da Família, realizada pela Escola Judicial em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família, está com inscrições abertas até esta sexta-feira (23/7). O evento acontece de 26 a 29 de julho, das 16h às 18h, na modalidade EaD, com carga horária de 8 horas/aula e transmissão ao vivo através do canal da Esmape no YouTube. O público externo pode fazer inscrição na atividade através da paltaforma Sympla, via link https://www.sympla.com.br/semana-esmape---ibdfam-de-direito-das-familias__1279637. Para magistradas, magistrados, servidoras e servidores, pode ser feita via o novo sistema de gerenciamento acadêmico (Solis) em https://www.tjpe.jus.br/web/escolajudicial/inscricoes.

Os quatro dias de evento terão, em cada um deles, três palestras, sempre seguidas por debates sobre a temática discutida. No primeiro dia de atividades (26/7), o evento inicia com fala do diretor-geral da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; seguida do desembargador Jones Figueirêdo Alves, decano do TJPE; do supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão; e da presidente do IBDFAM Pernambuco, Maria Rita de Holanda. A primeira palestra trazida pelo juiz Sílvio Romero Beltrão aborda "Como uma barriga de aluguel pode dar errado?". Ainda no primeiro dia, o tema "Multiparentalidade no Judiciário e provimentos" tem abordagem de Fabíola Lobo, professora da Universidade Federal de Pernambuco. Encerrando o primeiro dia, o desembargador Jones Figueirêdo fala sobre "A economia dos alimentos para uma nova hermenêutica".

No segundo dia (27/7), o webinário começa com o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, com tema "Reestruturação do Judiciário em matéria de criança e adolescente". Em seguida, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Simone Tassinari, discute "Os desafios do tempo no acolhimento institucional". Finalizando o segundo dia de evento, a advogada Silvia Marzagão traz uma “Análise teórica e prática sobre o sequestro internacional de crianças e adolescentes”. No terceiro dia (28/7), o advogado Rolf Madaleno inicia o evento falando sobre "Controvérsias práticas da guarda e da convivência familiar". A advogada Viviane Girardi fala sobre os “Aspectos práticos da advocacia familiarista”. A advogada Fernanda Lima encerra o terceiro dia discutindo a “Violência intrafamiliar”.

No último dia do evento (29/7), a advogada Renata Cysne palestra sobre "Alienação parental: aspectos polêmicos". Em seguida, a psicóloga Eliane Bezerra aborda “Laudos periciais e atuação psicossocial”. Finalizando o último dia do webinário, o advogado Marcos Ehrhard discute "Mediação: soluções alternativas". Mais informações no Edital 16/2021.
......................................................................................................................................................
Texto: Lívia Alcântara | Ascom Esmape
Imagem: Vanessa Batista – Francisco Shimada | Ascom Esmape