Notícias

Relações familiares no século 21 é tema de curso em Petrolina

 

Juíza Ana Cláudia sorteou  seu livro sobre reprodução assistida

O primeiro núcleo social é a família. A influência dos seus membros, portanto, será determinante na formação socioafetiva e emocional do indivíduo, além de ser responsável pela construção de valores éticos e morais.

Nos últimos tempos, a formação desta unidade social passou por transformações significativas. Para compreendê-las e estudá-las à luz do Novo Código de Processo Civil (CPC), a Escola Judicial de Pernambuco – Esmape promoveu, no dia 29 de maio último, o curso “Família e filiação no século 21”, na cidade de Petrolina, sertão de Pernambuco.

A capacitação foi ministrada pela juíza Ana Cláudia Brandão de Barros Correia Ferraz, coordenadora dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Esmape. Ela participou de uma atualização recente sobre o tema no XXV Congreso Internacional sobre Derecho Y Geno Humano, em Bilbao, Espanha.

De acordo com a magistrada, o curso propiciou confrontar opiniões. “Os debates foram calorosos, principalmente quando citamos a reprodução por barriga de aluguel e inseminação artificial com doador”, afirmou. Ela destacou que foram estudadas as garantias dos envolvidos, as validades dos pactos firmados e a repercussão no seio familiar, dentro da perspectiva das novas formas de família e da filiação socioafetiva.

O curso de aperfeiçoamento foi destinado aos servidores lotados em Petrolina e cidades circunvizinhas como Verdejante, Salgueiro, Parnamirim, Lagoa Grande, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Ouricuri, Ipubi, Floresta, Mirandiba, Exú, Bodocó, Moreilândia e outras.

Ao término das oito horas/aula, a juíza Ana Cláudia Brandão sorteou entre os participantes, o livro “Reprodução Assistida e suas consequências nas relações de família”, de sua autoria.

 

........................................

Texto: Joseane Duarte/Esmape

Foto: Diretoria/Esmape