Notícias

Promovidos pelo TJPE e pela Esmape, cursos em EaD sobre PJe e tutoria são iniciados

Curso PJe e titoria são iniciados
TJPE e Esmape implantam ensino a distância - EaD

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Esmape – Escola Judicial iniciam uma nova fase de formação para magistrados e servidores com a implantação do ensino a distância (EaD). A partir desta segunda-feira (30/01), têm início o primeiro curso de Processo Judicial eletrônico (PJe) e o segundo curso de Formação de Tutores, ambos on-line.

Na quinta-feira (26/1), o Tribunal divulgou, no Diário da Justiça eletrônico (DJe), o Edital 008/2017, com os nomes dos servidores que compõem a primeira turma de PJe – Módulo Secretaria, na modalidade EaD. O curso foi integralmente produzido por equipes do Poder Judiciário estadual. 

O Curso PJe – Varas Cíveis – Módulo Secretaria acontecerá no período de 30 de janeiro a 20 de fevereiro e contemplará servidores das comarcas de Arcoverde, Caetés, Garanhuns, Itaíba, Jupi e Jurema. A capacitação tem carga horária de 20 horas/aulas, com certificação para fins de Progressão Funcional. 

O acesso à plataforma Moodle se dá mediante a inserção de login e senha de rede. Os servidores convocados receberão orientações para efetuarem a inscrição no respectivo curso. Entretanto, qualquer servidor poderá acessar os vídeos que o compõem, bastando acessar o curso PJe Módulo Secretaria Livre Acesso, já disponibilizado no ambiente virtual. Os vídeos estão ainda disponíveis no Canal de TV do TJPE no Youtube e apresentam orientações para servidores de Secretaria sobre a utilização do PJe. 

Já para o curso de Formação de Tutores em Cursos a Distância, a Escola Judicial selecionou um grupo de 25 instrutores de PJe. O curso acontecerá no período de 30 de janeiro a 17 de fevereiro e tem como objetivo capacitá-los para sintetizar discussões nos fóruns; incentivar os alunos a participar da atividade, por meio de provocações e questionamentos; além de atuar valorizando o conhecimento prévio dos estudantes.

Para o presidente Leopoldo Raposo, “o investimento em um núcleo de EaD é uma medida importante e necessária, sobretudo em uma instituição das dimensões do Tribunal de Justiça. Permitir o alcance mais efetivo e produtivo das capacitações dos magistrados e servidores do Poder Judiciário em todo o Estado é meta da gestão”. Já o diretor-geral da Escola Judicial, desembargador Eurico de Barros, pontuou que esse é um marco na história da Esmape. “É apenas o começo da execução de um projeto que pretende ampliar possibilidades na seara das capacitações dos servidores e magistrados.”

..............................................................
Texto: Ascom TJPE
Imagem: Ascom TJPE