Notícias

Polícia, Justiça e Ministério Público juntos no “Workshop Investigação Financeira”

O evento reuniu Tribunal de Justiça, Polícia Civil, Receita Estadual e Ministério Público

Nomes importantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público, Receita Estadual e Polícia Civil convergiram, ontem a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), onde foi realizado o “Workshop Investigação Financeira”. O objetivo foi promover a capacitação ante os novos formatos da criminalidade organizada, que exige a renovação do paradigma de ação, com práticas especializadas. 
A abertura foi feita pelo coordenador da Diretoria de Formação de Magistrados da Esmape, juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo. O magistrado teceu algumas considerações sobre a formação: “Informações de movimentações financeiras suspeitas devem chegar a processos da forma mais clara possível, para que nossas decisões sejam validadas em casos de interposições de recursos e, para isso, precisamos estar preparados” definiu. Respondendo a demandas do Interior para levar o evento a outras cidades, ele informou que a Esmape se dispõe a discutir a possiblidade com as demais entidades envolvidas.
Na mesa de abertura também o desembargador Mauro Alencar, do TJPE, representante da Justiça Estadual no Programa Juntos pela Segurança, do governo do estado de Pernambuco. O magistrado enfatizou a importância do treinamento: “Há processos que envolvem quase cem réus, quebra de sigilo, busca e apreensão, prisão temporária, questões na pauta deste evento. Nas varas, esses processos não são maioria, mas são qualificados. Pequenos erros podem comprometer todo um trabalho. Quando o Judiciário decide, é necessário ter o conhecimento”, refletiu. 
Ainda na mesa de honra, Dominique Oliveira, delegada federal, Executiva da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco. A policial teceu comentários elogiosos ao evento e à participação do desembargador Mauro Alencar no Programa Juntos pela Segurança.
 A delegada Simone Aguiar, chefe da Polícia Civil de Pernambuco, foi uma das integrantes da mesa de abertura. A policial pontuou a importância da interação entre Polícia Civil, Judiciário e Ministério Público quanto a questões envolvendo investigação financeira e crime organizado. O delegado Izaias Novais, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, frisou o cunho técnico do evento, apresentando evoluções das ferramentas usadas nas investigações da Polícia Civil.
O Workshop foi das 8h30 às 17h30, com sete palestras. A primeira delas teve como tema “Organizações Criminosas e a Investigação Financeira” realizada pela delegada federal Dominique Oliveira e pelo delegado Frederico Lapenda. A segunda palestra foi sobre o tema “Coaf e Relatório de Inteligência Financeira”, pelo delegado Jean Pierre, coordenador do Núcleo em Caruaru do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado de Pernambuco. A parte da manhã foi encerrada com a palestra “Lavagem de Dinheiro nas Organizações Criminosas”, feita pelo delegado Edvaldo Veiga, do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado de Pernambuco.
As palestras da tarde tiveram início discutindo o tema “Sisbajud e Renajud”, pelo juiz Rômulo Bastos, titular da Vara Única da Comarca de Saloá. Na sequência, o tema “Introdução em Análise Fiscal e Bancária”, pelo delegado Izaias Novais, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Estado de Pernambuco e delegado Frederico Lapenda.
A sexta palestra foi sobre o tema “Cadeia de Custódia de Vestígios – Aspectos Legais, Metodológicos e Práticos”, pela promotora Rosângela Padela, do Ministério Público de Pernambuco. O evento foi encerrado com a palestra “Recuperação de Ativos”, por Priscila Von Sohsten, delegada-chefe da Unidade de Recuperação de Ativos da Polícia Civil do Estado de Pernambuco.

...............................................................

Texto - Paula Imperiano
Foto - Jairo Lima