Notícias

Participantes de Encontros Regionais avaliam positivamente formato EaD de curso sobre evento

Divididos em sete turmas, 1.251 magistrados e servidores participaram das atividades gravadas (curso) e ao vivo (debates)

Divididos em sete turmas, 1.251 magistrados e servidores participaram das atividades gravadas (curso) e ao vivo (debates)

A Presidência do Judiciário Estadual e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJPE) implementaram a retomada dos “Encontros Regionais: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022 do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)” de forma remota nos meses de setembro e outubro do ano passado, uma vez que houve a realização de um encontro presencial na cidade de Petrolina em março, anterior às medidas de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus. Com sete turmas, divididas entre os polos de Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Zona da Mata, Região Metropolitana, Recife 1 e Recife 2, exatos 1.251 inscritos participaram virtualmente de curso sobre o evento através da nova plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). No total, foram 12h/aula de atividades, sendo sete do curso gravado e cinco dos encontros semanais ao vivo realizados através de Webex.

Após a conclusão das atividades, magistrados e servidores foram convidados a avaliar o curso oferecido em www2.tjpe.jus.br/ead. Dos 949 que responderam, 95% avaliariam o conteúdo como sempre ou frequentemente importante para o exercício da profissão. Dentre os temas abordados, estavam gestão das unidades judiciárias, metas do Conselho Nacional de Justiça e otimização de rotinas. Classificando o acesso e navegação dos módulos on-line, 72% dos que responderam disseram que o acesso era sempre fácil, destacando a recém-inaugurada plataforma EaD da Esmape. A partir dessa experiência, o curso será reformulado e disponibilizado, neste primeiro semestre, para todos os magistrados e servidores, abrangendo novas áreas de conhecimento. 

As avaliações realizadas em formato anônimo também permitiram comentários extras sobre o evento. “Excelente curso. Abordagem pelo método on-line permite aos expositores melhor concatenamento das ideias. Temas como metas, autoinspeção e taxa de congestionamento são sempre úteis de serem abordados, pois, por mais que estejamos trabalhando diretamente com os mesmos, as informações são muitas e precisam ser enfatizadas.” Outro avaliador comentou sobre a importância do conteúdo para a profissão: “O curso foi excelente, na medida em que o conteúdo programático exposto pelos palestrantes foi pertinente à nossa rotina de trabalho e também esclarecedores”. 

Além de avaliado em tópicos, o curso dos Encontros Regionais também foi avaliado de forma conjunta com notas de 0 a 10. O polo Serra Talhada classificou o curso com 9,32; o Garanhuns, com 9,13; o Caruaru, 9,08; e o Zona da Mata com 9,01. As turmas RMR, Recife 1 e Recife 2, classificaram, respectivamente, com 8,99, 8,98 e 8,94. Com esses resultados, a média de avaliação das sete turmas ficou em 9,05. “É um resultado bastante positivo, resultado do esforço de todas as equipes do Judiciário, quando foi necessária uma a transição para o ensino a distância do curso”, destacou o diretor-geral da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveiras Melo. 

Informações sobre os Encontros Regionais podem ser obtidas através do e-mail encontrosregionais2020@tjpe.jus.br

Informações sobre cursos EaD da Esmape podem ser obtidas através do e-mail ead@tjpe.jus.br 

Notícias relacionadas

Progresso na formação de servidores marca reforma da plataforma de ensino da Esmape

Esmape elabora planejamento pedagógico para 2021
...................................................................................................................
Texto: Pedro Pequeno – Francisco Shimada | Ascom Esmape
Imagem: Publicidade e Design | Ascom TJPE