Notícias

O 10º Fórum TIC na Esmape

Durante dois dias, nomes nacionais das áreas de tecnologia e do judiciário se revezaram entre palestrantes e plateia do 10º Fórum TIC na Justiça, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O evento foi realizado em parceria da Network Eventos e Judiciário Exponencial, com apoio da Esmape. Como objetivo, apresentar  experiências de novas tecnologias de comunicação e informação no Judiciário, em promoção  do intercâmbio de informações. 

O diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello, integrou a mesa de abertura, composta ainda por pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Adriano Araújo. Também participaram da mesa a desembargadora eleitoral Mariana Vargas, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a juíza Federal Isabela Ferrari, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e o advogado Ademir Piccoli, ativista e inovação e CEO do Programa Judiciário Exponencial. 

O desembargador Bandeira de Mello lembrou da instantaneidade da vida atual, pontuando que o Judiciário se mobiliza para oferecer soluções seguras e observantes à nova velocidade. Definiu a tecnologia como grande aliada e afirmou que o Judiciário não pode ser mais visto como um local físico, mas um serviço que, a exemplo dos bancos, tem que acompanhar o novo ritmo.  

O primeiro palestrante a se apresentar, Augusto Niche, escolhido para fazer a abertura, abordando diversos temas da pauta do evento, pontuou a celeridade citada pelo desembargador em vários momentos de sua fala. Doutor e mestre em Educação, e líder do Grupo de Educadores Google Canoas, ele definiu que inovação é risco e investimento. Defendeu ser preciso focar em projetos sólidos e tangíveis e pontuou que educar equipes é o primeiro passo para o trabalho com a inteligência artificial. 

Entre temas abordados no Fórum, a urna eletrônica, assunto que teve como palestrante Giuseppe Janino, coautor do projeto de urna eletrônica como servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), muitas vezes citado como “pai da urna eletrônica”. Também nomes como Samuel Meira Brasil Jr, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e o juiz Alexandre Morais da Rosa, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estiveram entre palestrantes comemorados. O juiz José Faustino Macedo, coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), da Esmape, participou como moderador em  dos painéis. 

Além das palestras, o evento movimentou a oficina “Processo Criativo e Inteligência Humana x Vulnerabilidade Humana”, aplicada por Augusto Niche. Foram convidados nomes de vários lugares do Brasil que estavam participando do Fórum. 

.....................................................................................................................
Texto: Ascom Esmape 
Foto: Gleber Nova | Ascom Esmape