Notícias

Novos juízes recebem orientação sobre segurança pessoal e cerimonial de eventos

 


O tenente-coronel Valfrido Curvêlo esclareu dúvidas sobre o porte de arma para magistrados
 

Os novos juízes, do Curso de Formação Inicial da Escola Judicial do Tribunal de Justiça (EJUD-TJPE), tiveram o primeiro contato com a Assistência Policial Militar e Civil do TJPE, na manhã desta quinta-feira (17/03). O objetivo foi informar as atividades do setor que tem a incumbência de assegurar a integridade física dos magistrados considerados em situação de risco no exercício da função judicante.

De acordo com o tenente-coronel Valfrido Curvêlo, chefe da Assistência Policial Militar e Civil, o TJPE criou a Comissão Institucional de Segurança, presidida pelo Des. Antônio Carlos Alves, para também atuar na fiscalização das instalações físicas das unidades judiciais visando a prevenção de acidentes e combate a incêndios, garantindo a segurança também dos servidores e dos jurisdicionados.

Outro assunto abordado foi o porte de arma e os procedimentos para se obter a munição. "Nosso compromisso é com a segurança. Para isso mantemos um diálogo permanente com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. O magistrado que se sentir ameaçado deverá entrar em contato conosco e, numa situação emergencial, a força policial do munícipio atuará imediatamente", afirmou Curvêlo.

A EJUD-TJPE também convidou o cerimonialista Silas da Costa e Silva, que palestrou sobre o protocolo, a organização e o desenvolvimento dos eventos que os novos juízes, possivelmente, poderão realizar em suas unidades de trabalho.

O Curso de Formação Inicial tem 480 horas/aula.

..........................................
Texto: Joseane Duarte
Fotos: Gleber Nova