Notícias

Setic capacita novos juízes para usarem o Judwin e PJe

 

 

 

Os dez novos juízes que estão participando do Curso de Formação Inicial de Magistrados, promovido pela Esmape, tiveram durante esta semana (07 a 10/08), aulas práticas sobre o Sistema Judwin do 1º Grau e o Projeto Judicial Eletrônico (PJe).

 

As aulas estão sendo ministradas pelos servidores Marcus Aurelius Barroso de Moraes Alves, gerente de Relacionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e Josenildo Nery de Arruda, integrante da equipe responsável pelo atendimento aos usuários do PJe.

 

A capacitação possibilitou aos juízes terem uma visão geral das ferramentas e de suas funcionalidades, com foco principal nas rotinas de gabinete, como emissão de relatórios para facilitar a tramitação do processo físico. “Os juízes terão acesso aos atos judiciais e, após análise, vão poder assiná-los digitalmente.  Isso permite, por exemplo que, ao acumularem trabalhos de outras varas, eles não precisem de deslocamento”, disse Josenildo Nery.

 

Segundo Marcus Aurelius, “O que facilitou a aprendizagem foi familiaridade que a maioria dos magistrados têm com os sistemas, por terem exercidos funções no Judiciário de suas respectivas cidades. ”

 

No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Judwin foi implantado de 1999 a 2006, com o objetivo de facilitar a tramitação do processo físico. Em 2011, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PJe foi implantado nas varas cíveis, sendo concluído este ano.

 

Atualmente, o PJe está disponível em todas as comarcas. Para as varas criminais e da Infância e Juventude, a Setic aguarda o planejamento do CNJ.

 

 

.......................................

Texto: Joseane Duarte