Notícias

Novos juízes do TJPE vivenciam atividades práticas em unidades judiciárias da Capital

Dra. Ana Cláudia Brandão durante atividades práticas com os novos magistrados
Magistrados visitaram Unidades Judiciárias da Justiça estadual

 

Dentro do cronograma de atividades do Curso de Formação Inicial, os novos magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participaram de atividades práticas na última semana. Eles acompanharam a rotina de algumas varas, presenciaram audiências e conheceram mais sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O curso é promovido pela Esmape – Escola Judicial de Pernambuco.

Os 20 magistrados visitaram diversas varas da Justiça estadual divididos em quatro grupos e acompanharam as atividades na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na 2ª Vara Criminal, na 11ª Vara de Família e Registro Civil e na 29ª Vara Cível, todas localizadas no Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife. As visitas dos magistrados ocorreram entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Além dos conhecimentos teóricos através das palestras, os juízes aprendem vivenciando o cotidiano das varas como também conseguem tirar as dúvidas que surgirem durante o curso. O juiz Clécio Camêlo, que vai atuar na 2ª Vara de Araripina a partir de março, falou da importância da troca de experiências com quem já exerce a magistratura há bastante tempo. “As atividades práticas são importantes para que a gente veja como é o dia a dia de um juiz”, afirmou o magistrado.

O juiz Neider Moreira, que vai atuar na Vara Única de Cabrobó, também falou da necessidade da formação inicial. “Esse curso é muito importante, pois temos as oportunidades de trocar experiências com colegas que já estão na magistratura há um bom tempo e levar um pouco dessa vivência para as comarcas que fomos designados no Interior do Estado. Por isso, é de muita valia esse aprendizado justamente para tentarmos aplicar um pouco das ideias e procedimentos que já são adotados há mais tempo por eles”, disse.

Os novos magistrados contam com a experiência e o conhecimento dos juízes veteranos, como é o caso dos juízes titulares das unidades visitadas. A juíza Ana Cláudia Brandão, da seção B da 29ª Vara Cível da Capital, recebeu os novos juízes. “É importante que eles saibam como as Varas estão organizadas, como é a distribuição de processos e também é necessário trocarmos ideias quanto à metodologia que podemos adotar para desafogar as unidades. É interessante a aplicação da teoria na prática. Quanto à troca de experiências eles podem adotar algum procedimento e acelerar o julgamento dos processos”, afirmou a magistrada.

............................................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira | Ascom TJPE

Álbum de fotos