Notícias

Novos juízes conhecem o Sistema Guardião

Novos magistrados durante a explanação dobre o Sistema Guardião
O sistema é voltado para o monitoramento de voz e dados, a exemplo de escutas telefônicas

 

Os 20 novos juízes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conheceram, na quarta-feira (15/2), o Sistema Guardião utilizado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para monitorar voz e dados em investigações criminais. A visita faz parte do Curso de Formação Inicial, que tem carga horária de 480h, e é uma exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para o exercício da magistratura.

Durante a visita, o supervisor da Esmape - Escola Judicial do TJPE, juiz Saulo Fabianne, parabenizou a equipe responsável pela operacionalização do sistema. “Atualmente, existem várias ferramentas e técnicas científicas auxiliar na resolução de processos. Este sistema que hoje é apresentado representa o que há de melhor. Toda equipe do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS) está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, afirmou. 

De acordo com a superintendente do CIIDS, Pollyanna Ferreira, a visita também serviu para desmistificar a interceptação telefônica. “É muito importante conhecer todo o lado técnico porque isso resulta num melhor resultado. Às vezes, é solicitada uma determinada coisa e ela é negada porque não se tem o conhecimento de como é feito. Visitas como essas proporcionam um melhor relacionamento”, disse. A superintendente adjunta do Centro Integrado de Inteligência, Lígia Cardoso, e o gestor do Centro de Processamento de Dados, Carlos Frederico Rosa, também participaram da explanação para os novos magistrados.

...............................................................................................
Texto: Cláudia Melo | Esmape
Fotos: Gleber Nova | Esmape

Álbum de fotos