Navegação do site
Integrantes do IBDFAM tomam posse na Escola Judicial de Pernambuco
A Nova Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) tomou posse na noite desta quarta-feira (27) na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). A solenidade contou com a presença de magistrados, operadores do Direito, estudantes e familiares dos que integram o Instituto.
Na ocasião foram empossados a Presidente do IBDFAM em Pernambuco, Maria Rita de Holanda, por recondução; o Vice-presidente, Gustavo Henrique Batista Andrade; a Secretária Geral, Paula Malta Teixeira do Rego; a Diretora de Pesquisa, Fabíola Lôbo; a Diretora Financeira, Luciana Marinho Martins Mota e Albuquerque; e a Diretora Cultural, Patrícia Roberta Lima Marques.
Na ocasião, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves falou sobre a a importância desse momento. “O Direito é feito de sua aspiração social, é formado pelo anseio da sociedade sob molduras clássicas ou não. E ninguém melhor do que o IBDFAM para representar o desafio de realizar o Direito. Por ter esse olhar visionário. Eu diria sobretudo um olhar vertical para compreender a família e todas as consequências naturais, é que este momento é importante”, afirmou o Des. Jones Figueirêdo Alves, que completou 44 anos de magistratura no dia 27 de novembro.
Após a leitura do termo de posse, realizada pela magistrada Paula Malta Teixeira do Rego, a Presidente do IBDFAM, Maria Rita de Holanda, falou sobre sua história na área jurídica e ressaltou o modo visionário do Des. Jones Figueirêdo Alves. “Eu gostaria de dizer que a minha história como professora da Unicap e associada da IBDFAM, desde a sua fundação, se mistura muito com essas duas instituições. É impossível deixar de falar dessas duas instituições e agora na Esmape, que vem nos acompanhando nas parcerias”, disse.
“O Des. Jones é um dínamo, é um homem que, em matéria de Direito de Família e Civil, está além do seu tempo, sempre trazendo inovações”, completou Maria Rita, que homenageou os alunos e o curso de Direito da Unicap que completa 60 anos de existência e explicou que a Diretoria de Pernambuco é composta por pessoas de várias instituições.
Durante a solenidade, o Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Paulo Lobo, fez uma explanação sobre Autoridade parental e os Direitos de personalidade.
Compuseram a mesa da solenidade o Diretor Geral e Juiz Supervisor da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves e Saulo Fabianne, respectivamente; o Corregedor Geral da Justiça de Pernambuco, Des. Fernando Cerqueira; a Presidente do IBDFAM-PE, Maria Rita de Holanda; o Presidente da Ordem de Advogados do Brasil de Pernambuco, Bruno Baptista; o Defensor Público Geral do Estado, José Fabrício Lima; o Procurador Geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo Bezerra; a Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, Maria Luiza Ramos; o Vice-presidente do IBDFAM, Gustavo Henrique Batista Andrade; e o ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Paulo Lobo.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova