Navegação do site
No Dia Internacional da Mulher, magistradas participam de roda de conversa promovida pela AMEPE Mulheres
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a diretoria AMEPE Mulheres promoveu, na tarde desta sexta-feira (8/3) uma roda de conversa com as suas associadas com o tema “A participação feminina do Poder Judiciário”.
Bastante prestigiado, o evento ocorreu na Sala Igarassu, na sede da Esmape, que ficou repleta de associadas interessadas em compartilhar experiências relacionadas com a condição de mulher e de magistrada e, ainda, em conhecer os detalhes da Pesquisa Perfil das Magistradas Brasileiras (AMB/ENFAM). A apresentação foi realizada pela juíza Eunice Prado, uma das responsáveis pela pesquisa inédita no País.
A roda de conversa desta sexta contou com as presenças da vice-presidente da AMEPE, Ana Veras; da diretora da AMEPE Mulheres, Tatiana Carneiro Leão; da desembargadora Daisy Andrade, representando a Esmape; e da assessora especial da Presidência do TJPE, Mariana Vargas, que representou o Tribunal de Justiça. As juízas auxiliares da CGJ, Roberta Viana e Fernanda Chuay representaram a Corregedoria.
A vice-presidente da AMEPE, Ana Veras, agradeceu a presença das juízas. "Estamos muito felizes em reunir todas as colegas em um dia tão importante para compartilhar e falar sobre a realidade das magistradas brasileiras", disse. A diretora da AMEPE Mulheres, Tatiana Carneiro Leão, destacou a importância da presença das novas juízas aprovadas no último concurso. "Sejam bem-vindas e saibam que a AMEPE Mulheres atua de forma coletiva, por isso a contribuição de vocês é tão importante".
PESQUISA - Em sua apresentação, Eunice Prado falou para as colegas sobre o que motivou a realização da pesquisa e mostrou o resultado do trabalho. "A nossa pesquisa traz um perfil detalhado das magistradas do Brasil, com 99% de assertividade. O nosso objetivo foi coletar dados que auxiliem na criação de ações afirmativas e inclusivas relacionadas com a participação feminina no Judiciário. E os frutos já estão sendo colhidos, a presença de vocês aqui é um exemplo disso", disse.
O evento foi encerrado com um momento de confraternização entre as magistradas presentes, que reiteraram a importância da realização da pesquisa sobre o Perfil das Magistradas Brasileiras para entender o atual contexto do Judiciário. Além disso, destacaram que garantir uma maior participação feminina no Poder Judiciário será um ganho para toda a sociedade.
Com informações da Ascom Amepe/Mariana Dantas
Imagem Cortesia