Notícias

No Dia da Memória do Poder Judiciário, webinário celebra 200 anos de criação do TJPE

Com inscrições abertas até 6 de maio, evento acontece virtualmente de 10 a 13 deste mês

Com inscrições abertas até 6 de maio, evento acontece virtualmente de 10 a 13 deste mês 

Resumo da notícia

  • Com 200 vagas, carga horária de 8 horas e inscrições até 6 de maio, webinário “Dia da Memória do Poder Judiciário: 200 anos do TJPE” acontece entre os dias 10 e 13 deste mês.
  • Na ocasião, ocorre o lançamento virtual do livro “Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 Anos de História Vol. 1 - Tribunal da Relação (1821-1892)” pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.
  • Evento conta com palestra de magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário pernambucano e de professores convidados.

Em comemoração ao marco de dois séculos de criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, atual Tribunal de Justiça, a Comissão de Gestão e Preservação da Memória, o Memorial da Justiça de Pernambuco e a Escola Judicial de Pernambuco promovem o webinário “Dia da Memória do Poder Judiciário: 200 anos do TJPE”. A abertura do evento acontece em 10 de maio, às 18h30, data em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído através da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, ocorrerá o lançamento virtual do livro “Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 Anos de História Volume 1 - Tribunal da Relação (1821-1892)” pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira. O evento segue até o dia 13 com transmissão ao vivo pelo Canal Esmape no YouTube. Transmissão ao vivo AQUI.

Para o webinário “Dia da Memória do Poder Judiciário: 200 anos do TJPE”, são oferecidas 200 vagas, sendo 130 para servidores(as) e 20 para magistrados(as), com inscrições feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrição de Curso (SIC) na intranet do TJPE: www2.tjpe.jus.br/intranet; e 50 para público externo com inscrições através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/webinario-dia-da-memoria-do-poder-judiciario-200-anos-do-tjpe__1201194. Conforme o Edital 10/2021, evento tem carga horária de 8 horas, distribuídas em quatro dias de atividades: das 18h30 às 21h no primeiro dia; e, nos seguintes, das 19h às 21h. 

Na segunda-feira (10/5), às 18h30, o evento comemorativo e de lançamento do livro contará com a fala inicial do desembargador Fernando Cerqueira, atual e 90º presidente do TJPE. No primeiro ano de gestão à frente do Judiciário estadual, o magistrado tomou a iniciativa de constituir a Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal, aprovada pelo Pleno em sessão de 06 de fevereiro de 2020. A abertura do webinário também terá falas do diretor-geral da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; e do presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE, o desembargador Jones Figueirêdo Alves.

Após a abertura, todo evento terá a dinâmica de uma palestra seguida de debate entre os que compõem a mesa e de um momento para perguntas e respostas entre participantes e público. A primeira palestra, às 19h, terá como tema “Entre pedidos, sedições e crises política: a criação do Tribunal da Relação de Pernambuco e seus primeiros desembargadores”, com o doutorando em História, pesquisador e professor Jeffrey Aislan Souza. A mediação ficará a cargo do desembargador Jones Figueirêdo, tendo a gestora do Memorial da Justiça, servidora Mônica Pádua, como debatedora.

Na terça-feira (11/5), a partir das 19h, o desembargador Jones Figueirêdo apresentará a palestra “Alimentos para a mulher apartada da casa do marido”, com mediação do supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão; e debate com a gestora Mônica Pádua, doutora em História. Na quarta (12/5), também às 19h, Mônica Pádua trará a palestra “A Justiça de Paz e o crime de sedição em Pernambuco do oitocentos”, com mediação do desembargador Jones Figueirêdo e debate com o analista judiciário do TJPE, professor Carlos Alberto Vilarinho Amaral.

Para o encerramento do webinário, na quinta-feira (13/05), às 19h, a atividade terá palestra do professor Marcelo Casseb Continentino sobre "O Poder Judiciário do Brasil oitocentista: dois momentos de sua formação e evolução”. Essa atividade terá mediação da servidora Mônica Pádua e debate com o desembargador Jones Figueirêdo. Mais informações nas redes sociais ou através do e-mail ej.nec@tjpe.jus.br.

..................................................................................................................................
Texto: Lívia Alcântara | Ascom Esmape
Revisão: Francisco Shimada | Ascom Esmape
Arte: Vanessa Batista – Carla Ramos | Ascom Esmape