Notícias

Lisboa sedia evento inovador na interseção do Direito e da Inteligência Artificial

Lisboa, Portugal – A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa transforma-se no epicentro da inovação jurídica entre os dias 8 e 12 de abril, acolhendo a Expojud Portugal. Este evento pioneiro reúne juristas dos tribunais estaduais e federais do Brasil, bem como acadêmicos e técnicos com expertise em Inteligência Artificial, para discutir o futuro da justiça.

Com a presença de professores do curso "Artificial Intelligence and Law", a conferência destaca-se pela sua abordagem prática e teórica sobre a aplicação da IA no sistema jurídico. As palestras e workshops prometem desvendar como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a eficiência dos tribunais brasileiros, visando uma prestação jurisdicional mais ágil e justa.

A Expojud Portugal não é apenas um evento acadêmico, mas uma plataforma de diálogo entre a teoria e a prática, onde os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos são debatidos à luz do Direito. É uma oportunidade para profissionais da área jurídica se imergirem nas tendências que estão redefinindo os contornos da justiça no século XXI.

Nesta edição, destaca-se a participação do Desembargador Jorge Américo, Diretor da ESMAPE, que comandou a mesa "Os Desafios dos Líderes nas Transformações Digitais". Além disso, o Juiz Supervisor da Esmape Silvio Romero Beltrão esteve à frente da mesa "As Escolas Judiciais, a educação e o papel na transformação Digital da Justiça", enfatizando a importância da educação jurídica no contexto da inovação digital. O Desembargador Alexandre Pimentel se destacou como palestrante com o tema "O Direito Cibernético: um enfoque teórico e lógico-aplicativo", em que demonstou toda a evolução da inteligência Artificial desde o seu nascedouro até o momento atual.