Notícias

Juízes do curso de formação inicial visitam o TRE-PE

 


Des. Eurico de Barros, juiz Alexandre Pimentel e Des. Antônio Carlos falaram para os novos juízes
 

O diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Eurico de Barros Correia Filho, e o juiz supervisor Saulo Fabianne de Melo Ferreira acompanharam os 30 novos juízes para conheceram as atividades do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na manhã desta quinta-feira (18/02). Os novos juízes irão participar das eleições municipais deste ano. Eles foram recebidos pelo presidente do TRE-PE, Des. Antônio Carlos Alves da Silva e sua equipe para uma aula de introdução à Justiça Eleitoral.

O Des. Antônio Carlos fez a abertura falando da responsabilidade que o juiz tem com o eleitor e da importância de receber orientação. "É bom consultar os setores competentes por cada tema no TRE-PE. Na dúvida, a consulta se faz necessária. Sabemos que a aprendizagem é contínua", ressaltou o presidente do TRE-PE, que já foi juiz eleitoral no interior e também juiz da propaganda eleitoral na Capital.

Os novos juízes ouviram as palestras do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) de Pernambuco, juiz Alexandre Freire Pimentel; do assessor da presidência e especialista em Direito Eleitoral - Professor Henrique Melo; do chefe da Seção de Auditoria de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-PE, Marcos Andrade e do representante da Corregedoria do TRE-PE - Breno Wanderley. A propaganda eleitoral, o registro de candidatura, prestação de contas e as atividades do juiz eleitoral foram os temas abordados.

O diretor da EJE, Alexandre Pimentel, ressaltou o Programa Eleitor do Futuro e convidou o secretário da EJE, Eduardo Japiassú, para falar sobre o assunto desde sua idealização e implementação pelos diversos Tribunais Regionais do país. O programa vem promovendo a capacitação de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade sobre educação política através de atividades pedagógicas tais como, palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. O objetivo maior do Eleitor do Futuro é esclarecer o público-alvo sobre a importância do voto para construir a cidadania e melhorias para a população.

...........................................................................

Fonte original: Ascom/TRE-PE