Notícias

Instituto de Inovação é inaugurado na Escola Judicial de Pernambuco

Instituto de Inovação é inaugurado na Esmape
Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias-TJPE) é inaugurado na Esmape

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) inaugurou, na última terça-feira (17), o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias-TJPE) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Laboratório de Inovação (TJPELabs). O Instituto é o primeiro do Poder Judiciário estadual do país.

Na solenidade, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves, fez uma reflexão sobre o futuro e agradeceu ao Presidente do TJPE, Des. Adalberto de Oliveira Melo, por todo apoio e dedicação aos projetos da instituição. “Aqui começa o futuro. A Esmape é o habitat dele. O Instituto que agora se instala com seu laboratório de inovação é a ideia síntese do que está a se fazer porque, em menos de 100 dias, esse laboratório foi instalado com todas as condições estruturais, de mobiliário e das plataformas de funcionamento, mas sobretudo com a capacidade de ousar”, afirmou o Des. Jones Figueirêdo Alves, que também destacou que o investimento nas ideias não exige necessariamente tecnologias avançadas, mas a capacidade da inteligência de cada pessoa.

O Presidente do TJPE, Des. Adalberto de Oliveira Melo, também esteve presente no evento e falou sobre o objetivo do Ideias-TJPE. “Nosso objetivo é estimular a cultura da inovação do gerenciamento, do empreendedorismo na justiça pernambucana a exemplo do que já é feito no Tribunal Regional Federal de São Paulo e outros países. Pernambuco e o Judiciário estadual são vanguardistas e não podem ficar alheios a avanços tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais”, disse o Des. Adalberto de Oliveira Melo.

Durante a inauguração, magistrados e servidores participaram das explanações sobre Judiciário Exponencial, Inovação Pública, As Competências em Tempo de Cultura Digital e Laboratório de Inovação no Judiciário com os palestrantes Ademir Milton Piccoli, Álvaro Santos Gregório Filho, Augusto Niche Teixeira e Caio Moyses de Lima respectivamente.
Na sua palestra, Ademir Milton Piccoli falou sobre a rapidez com que as tecnologias chegam a vida das pessoas e o impacto que elas provocam na sociedade, na economia e nas organizações. “Quando a gente pensa que essas organizações chamadas exponenciais são dez vezes mais rápidas, mais baratas e mais eficientes é aquilo que a gente imagina para o Judiciário e por isso o Judiciário exponencial. A justiça mais rápida, mais barata e mais eficiente”, explicou Ademir.    

Sala do Ideias-TJPE
Laboratório de Inovação (TJPELabs) instalado no 2º andar da sede da Escola Judicial de Pernambuco

Já Augusto Niche Teixeira destacou a importância das pessoas em todo o processo de inovação. De acordo com ele, a principal barreira para a inovação é a forma de existir. “Não tem como produzir inovação e empreendedorismo sem a gente pensar em como a gente é e existe. Os métodos, as ferramentas só funcionam para quem está aberto ao novo, ao diferente e ao incerto. A gente só vai ter um bom design thinking na medida que tivermos pessoas preparadas para isso”, disse Augusto.

O servidor Luiz Felipe Alves de Oliveira, lotado na Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação, participou das palestras e aprovou a iniciativa. “Foi um evento muito interessante por tratar da inovação no Poder Público. Quando pensamos que as gerações atuais e futuras já estão acostumadas a acessar informações facilmente na palma da mão, com a identificação de apenas uma senha ou reconhecimento facial, vimos que temos muito a evoluir em nosso sistema judiciário que exige assinaturas por escrito e cartórios para autenticar documentos. O Processo Judicial Eletrônico é uma grande evolução disto tudo”, afirmou o servidor.

O Ideias-TJPE foi inspirado nos programas Nesta, da Agência de Inovação Reino Unido; MIT Media Lab, do Laboratório do Massachusetts Institute of Technology – EUA; e iJuspLab, do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo.

Confira aqui as fotos.

..................................................
Texto: Cláudia Franco
Fotos: Gleber Nova