Navegação do site
O Instituto de Desenvolvimento e Inovações Aplicadas (Ideias), da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), alcançou um feito inédito no Prêmio de Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): foi recordista, tanto em número de finais, quanto de premiações, na edição deste ano. Com quatro projetos finalistas e dois primeiros lugares, o Ideias reafirma seu papel como um dos principais polos de inovação no judiciário brasileiro.
O destaque deste ano foi a vitória da inteligência artificial Bastião, que conquistou o 1º lugar na categoria Tecnologia Judicial Inovadora - Ideias Inovadoras. A IA foi desenvolvida para identificar e tratar demandas repetitivas e predatórias, agilizando o trâmite processual no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e aumentando significativamente a eficiência judicial.
Outro projeto vencedor, agora na categoria Serviços Judiciários Inovadores aos Usuários - Inovações com resultados comprovados, foi o Justiça Aqui. O sistema facilita o acesso dos jurisdicionados aos serviços judiciários por meio de totens de autoatendimento, trazendo inovação e acessibilidade ao público que utiliza o judiciário pernambucano.
O Ideias também brilhou com o sistema Laura, que ficou em 2º lugar na categoria Gestão Judicial Inovadora - Ideias Inovadoras. O sistema é focado na automação de cálculos de liquidação e custas processuais, otimizando o fluxo de trabalho de magistrados e servidores.
O projeto Devir, que propõe a reconstrução de processos e serviços de gestão judicial, garantiu o 3º lugar na categoria Gestão Judicial Inovadora - Inovações com Resultados Comprovados, demonstrando sua eficácia e impacto positivo no desempenho das atividades judiciais.
Matérias relacionadas:
Ideias/Esmape tem quatro projetos finalistas no Prêmio de Inovação do CNJ
Esmape lança Laura, sistema que revoluciona os cálculos de liquidação e custas processuais.
TJPE lança ferramenta Bastião no combate a demandas predatórias e repetitivas
TJPE lança Bastião para combater demandas predatórias
Devir
----------------------
Texto: Pedro Pequeno
Foto: Ideias