Notícias

I Fórum de Preservação Digital está com inscrições abertas

Arte do Primeiro Fórum de Preservação Digital que será realizado em 6 de abril de 2018.

 

O Memorial da Justiça do TJPE e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) abrem o período de inscrições para o “I Fórum de Preservação Digital”, promovido em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos. O evento será realizado no dia 6 de abril, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, no auditório da ala norte do 2º andar do Fórum Des. Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. A atividade é aberta ao público em geral, servidores do TJPE e do IFPE. 

Servidores da Região Metropolitana do Recife interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26/03), às 14h, até o dia 2 de abril, pelo link Capacitações da Intranet. As comarcas que integram a RMR e pertencem às 1ª, 2ª e 3ª circunscrições são: Recife, Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma. Confira o edital nº 27/2018 publicado na edição 56/2018 do Diário de Justiça Eletrônico (DJe), desta segunda (26/03).

Para o público externo, as inscrições já podem ser realizadas através do endereço eletrônico memorial.educativo@tjpe.jus.brElas serão efetivadas após a Comissão Organizadora do evento confirmar por e-mail. Para os do IFPE, as inscrições são realizadas em formulário disponível no site da instituição.

 

Na programação do evento, haverá debates sobre os sistemas de gerenciamento eletrônico de preservação digital, o ambiente de preservação e o acesso a documentos e informações. “O I Forum de Preservação Digital tem o intuito de possibilitar a troca de experiências e o intercâmbio de ideias sobre os sistemas de gerenciamento eletrônico e as estratégias para preservação dos documentos digitais, com vistas a garantir o acesso às gerações atuais e futuras”, explica a diretora do Memorial, Mônica Pádua.

O Fórum terá renomados palestrantes do universo acadêmico e também de outras instituições: O pesquisador e consultor da Capes, Daniel Flores, o pesquisador e consultor em Arquivologia, Sérgio Rodrigues, os professores e pesquisadores do Programa de Pós - graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sandra de Albuquerque Siebra e Marcos Galindo Lima, o coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa  da Fundação Joaquim Nabuco, Lino Madureira Ferreira, o analista judiciário do TJPE e mestre em Ciência da Computação, Marcelo Ferreira de Lima, e o diretor geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo.

Baixe programação do I Fórum de de Preservação Digital. 

O pesquisador Daniel Flores ministrará a palestra “Os sistemas de gerenciamento eletrônico e a preservação digital”; Já o pesquisador Sérgio Rodrigues vai participar da mesa cujo tema é “RDC-Arq como ambiente de preservação e acesso de documentos e informações”. Ambos são integrantes do Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A e também oferecem curso sobre preservação digital e uso dos sistemas AtoM e Archivematica para servidores do TJ e do IF de 2 a 5 de abril. Os gestores de Tecnologia da Informação das instituições parceiras do evento, Maurício Brainer Júnior (TJPE) e Marco Antônio Eugênio Araújo (IFPE), participam das mesas redondas.

Preservação – Em Janeiro de 2018, o Judiciário estadual disponibilizou o Memorial Digital | TJPE, um projeto de pesquisa para preservação e difusão do conteúdo do patrimônio histórico documental do Memorial da Justiça de Pernambuco. Na primeira etapa, estão disponíveis, por meio de inventário online, imagem e conteúdo de 500 processos judiciais criminais do período imperial brasileiro, entre os anos de 1822 e 1889.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Redação | Ascom Esmape com colaboração da Ascom TJPE

Arte: Núcleos de Publicidade e Design | Ascom TJPE