Notícias

Formação Inicial de novos juízes continua programação de aulas

Dr. Luiz Carlos durante a aula para novos magistrados
Dr. Luiz Carlos Vieira durante aula ministrada para os novos magistrados do TJPE

 

A realização de audiências criminais e a elaboração de sentenças foram os temas da aula de 6 de janeiro do Curso de Formação Inicial para os 20 novos juízes substitutos do Judiciário estadual. Promovido na Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape), a formação é uma exigência da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) para o exercício da magistratura.

Os novos juízes irão atuar em comarcas do Sertão de Pernambuco. “As comarcas do Sertão possuem peculiaridades e desafios próprios. São comarcas de Vara Única, menores, assim, o papel dos magistrados que estão ministrando as aulas, alguns que já passaram por comarcas com esse perfil, é transmitir um pouco da vivência adquirida”, afirmou o juiz Luiz Carlos Vieira, que foi o responsável pelo módulo.

O momento é uma oportunidade para os ingressantes na magistratura discutirem o exercício profissional. “Os colegas possuem uma bagagem teórica grande, mas a parte prática, do dia a dia, é um pouco diferente. O objetivo do curso é exatamente promover esse contato com as experiências do magistrado, as possíveis situações de dificuldades e como melhor solucioná-las”, disse o juiz Luiz Carlos Vieira.

As aulas do Curso foram retomadas nesta segunda-feira (9/01). Na ocasião, o desembargador Erik Simões ministrou aula sobre difusão da cultura de conciliação. À tarde, os magistrados participam de encontro sobre Bacenjud e Renajud.

.............................................................................................

Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE

Foto: Gleber Nova | Esmape TJPE