Notícias

Esmape sedia curso de Formação de Formadores (Fofo) da Enfam

A Esmape realizou, na semana passada etapa presencial do reconhecido curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Magistratura (Enfam). Foi o “Módulo 1 - Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura – Nível 1”. O curso teve início com aulas remotas síncronas nos dias 17 e 24 de novembro e conta também com aulas remotas assíncronas, disponibilizadas de 17 de novembro a 9 de dezembro, totalizando 30 horas-aula.

O supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão, explica a importância da conquista: “Esse curso prepara magistrados e servidores para ensinar com o uso de metodologias ativas de participação e integração, e de novos valores em sala de aula que fazem com que a aprendizagem seja muito mais eficaz”, definiu. As aulas presenciais tiveram como docentes as juízas federais de São Paulo Renata Lotufo e Márcia Hoffmann. Nesta primeira vez são 30 participantes, mas a Esmape pretende ter novas turmas.

A coordenadora da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esmape, a juíza Fernanda Chuay é uma das alunas: “Muitos dos que estão fazendo esse curso já são professores da Esmape, tanto magistrados como servidores, e há muito tempo queriam essa formação”, explica, informando: “Através dele a gente aprende metodologias de avaliação contínuas, de colocação de alunos como protagonistas”.

Com público-alvo, magistrados e servidores atuantes no planejamento e execução de ações de formação dos juízes. Estão em salas de aula nomes como a juíza Eunice Brado, pesquisadora da MB Mulher e o juiz André Rosa, assessor especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Também entre alunos, a juíza Ana Luíza Câmara, coordenadora-geral dos Juizados Especiais de Pernambuco, e o juiz Osvaldo Lobo, que vem ministrando muitos cursos na área penal na Esmape. Destacamos em sala de aula ainda os servidores André Caetano, da Área de Tecnologia da Informação; que vem fazendo trabalho notabilizado com inovação, e Carla Moutinho, professora das pós-graduações da Esmape em Judicialização da Saúde e Direito Civil.