Notícias

ESMAPE promoverá cursos presenciais no Interior


Uma série de curso presenciais, abrangendo diversas regiões de Pernambuco, está sendo planejada pela Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). No próximo dia 9 de maio, será realizado em Petrolina o primeiro deles na atual gestão, iniciada em fevereiro. A ESMAPE vem atendendo ao Interior com cursos em Ensino à Distância (EaD), nas modalidades remotas síncrona e assíncrona, havendo a modalidade presencial para as comarcas da Capital e Região Metropolitana.


Para o diretor-geral da ESMAPE, desembargador Jorge Américo, os cursos presenciais no Interior promoverão maior interação entre participantes: “Esse contato permite discussões mais profundas, estreitamento de relações e uma experiência de aprendizado mais rica”, define. O magistrado destaca que a presença física pode otimizar a compreensão e absorção do conteúdo, além de oferecer oportunidades para atividades práticas e dinâmicas nem sempre possíveis no ambiente virtual.


O primeiro curso, com 40 vagas, preparando para o uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente judicial, é um dos mais procurados atualmente na Escola Judicial. Com o tema “Gestão Cartorária e o uso do ChatGPT na Prática Jurídica” será direcionado a servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Como docentes, as juízas Rosário de Oliveira e Simony Emerenciano de Almeida, e o técnico judiciário Mateus Lisboa de Araújo, do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), da ESMAPE. A coordenação é da juíza Fernanda Chuahy, coordenadora da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esmape.


O foco estará no uso do ChatGPT personalizado ao judiciário pernambucano na gestão de pessoas, processos e sistemas, com carga horária de 8 horas de aulas, a serem aplicadas no Salão Azul do Fórum de Petrolina. O objetivo é responder às crescentes demandas por eficiência, agilidade e transparência no Judiciário. As inscrições podem ser feitas no site da ESMAPE, pelo link: www.tipe.ius.br/web/escolajudicial/inscricoes.

----------------

Texto - Paula Imperiano

Arte - Antônio Recamonde