Navegação do site
Servidores durante o curso de Português ministrado pela professora Fernanda Bérgamo
Na última terça (21) e quarta-feira (22), a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu o curso Língua Portuguesa para o Ambiente Profissional – Módulo III. Durante os encontros, a professora Fernanda Bérgamo abordou temas como regência verbal e nominal, falhas no uso de pleonasmos e ambiguidades, crase e pontuação.
Nesse módulo, a carga horária do curso, que é de oito horas, foi dividida em dias diferentes. De acordo com a professora, o novo formato fez com que os alunos participassem ainda mais ativamente da capacitação. “Eu estou encantada com esse módulo três. Ter colocado o módulo III em dois encontros de quatro horas fez toda a diferença porque muita gente me enviou e-mail fazendo sugestão, tirando dúvida e, em cima disso, eu aproveitei para incluir um material para o segundo dia”, afirmou Fernanda Bérgamo.
A servidora Márcia Uchôa Simões, lotada na Coordenadoria da Infância e Juventude, participou dos três módulos e destacou a peculiaridade da Língua Portuguesa. “Português não é uma língua fácil. Existem muitas regras e exceções. Para o uso correto é necessário um aprimoramento, pois, com o dia a dia e nossos vícios de linguagem, acabamos incorporando o uso errado de palavras, de concordância e as vezes até da própria grafia”, disse Márcia.
“Eu participei dos três módulos e gostei muito, pois o conteúdo é passado de forma leve e prática, com exemplos voltados para nossa área de trabalho e com assuntos relevantes para nossas atividades profissionais”, completou.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova