Notícias

Esmape promove módulo II do curso sobre a língua portuguesa

Fernanda Bérgamo ministra aula de português para servidores
Fernanda Bérgamo ministra módulo II do curso Língua Portuguesa para servidores

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu, durante o mês de agosto, o módulo II do curso Língua Portuguesa para o ambiente profissional com a professora Fernanda Bérgamo. A capacitação, com carga horária de 8 horas, teve como público-alvo servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco lotados nas comarcas de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Itapissuma e Itamaracá.

Durante o encontro, foram abordados os temas concordância verbal e nominal, pontuação e redação oficial. De acordo com Fernanda Bérgamo, os assuntos do módulo II foram sugeridos pelos alunos que participaram do módulo anterior. “Eu gostei muito da participação dos alunos, pois tiraram dúvidas, propuseram conteúdo, inclusive o conteúdo do modulo II foi completamente sugerido pelas turmas que participaram do modulo I. O profissional que é realmente sério quer ficar seguro nessa comunicação e é uma pessoa interessada em se atualizar sempre”, afirmou a professora.

Fernanda também destacou que a língua portuguesa é um elemento vivo, que se modifica e o fato das pessoas estarem distantes da escola dificulta a atualização das alterações sofridas. “As pessoas que estão participando deste curso já falam e escrevem muito bem, mas muitas vezes esses termos e expressões no meio profissional já estão em desuso e, por conta da proliferação de informação desatualizadas, ainda há pessoas que têm dificuldade em produzir um e-mail profissional moderno ou até se dar conta que a redação oficial sofreu mudanças”, explicou.

O servidor da Diretoria das Varas de Família, Jether Abrantes de Lacerda Filho, participou do curso e destacou sua importância. “A iniciativa da Esmape em oferecer o curso de Português, ministrado pela professora Fernanda Bérgamo, mostrou-se de grande importância para nós, servidores do TJPE. Particularmente, pude identificar alguns erros que cometia no meu dia a dia e passavam despercebidos. Após a realização da capacitação, venho tentando aplicar as dicas e orientações na elaboração dos expedientes da minha unidade e na redação de e-mails institucionais, além de, claro, aguardando a realização dos demais módulos para avançar no aprendizado”, disse Jether.

 ..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova