Notícias

Esmape promove curso sobre rotinas administrativas com Inteligência Artificial Generativa para servidores(as) da instituição

Servidores e servidoras dentro de sala de formação na Escola Judicial de Pernambuco.
 

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu, nos dias 11 e 13 de novembro, o curso "Rotinas Administrativas com Inteligência Artificial Generativa (IA-GEN): Perspectivas e Prática". Voltado para servidores e servidoras da instituição, o treinamento, ministrado pelos docentes Irving Holanda e Guilherme Carvalheira, visou capacitar os(as) profissionais para o uso estratégico de ferramentas de inteligência artificial, com foco na aplicação de lA generativa no âmbito administrativo do Poder Judiciário.

O conteúdo programático abordou desde os conceitos fundamentais de inteligência artificial até a apresentação das principais ferramentas que utilizam IA-GEN, incluindo aquelas já conhecidas por seu uso em automação de tarefas, geração de conteúdo e análise de dados complexos. Durante o curso, os(as) participantes puderam explorar como a IA-GEN pode otimizar rotinas administrativas, auxiliando na elaboração de documentos, análise de textos legais e até mesmo na automação de processos internos.

Além de promover um entendimento teórico, o curso foi enriquecido com atividades práticas, permitindo aos servidores e às servidoras aplicarem os conhecimentos em situações reais do cotidiano jurídico, com base na rotina da Escola Judicial. Com uma abordagem voltada para a prática, os par participantes foram incentivados a testar ferramentas e simular seu uso em processos administrativos típicos da Esmape.

O curso foi mais uma ação da Esmape em prol da modernização e eficiência do TJPE, reforçando o compromisso da Escola Judicial em atualizar os(as) servidores(as) frente às inovações tecnológicas que têm impacto direto na gestão pública e no Poder Judiciário.

 

--------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Esmape

Fotos: Pedro Pequeno | Esmape