Notícias

Esmape promove curso interno de língua portuguesa com Fernanda Bérgamo

Servidores da Esmape, sob direção-geral do desembargador Jorge Américo, foram brindados, no dia 27 de agosto, com o curso “Aprofundamento de Tópicos da Língua Portuguesa – Módulo 1”, com a professora Fernanda Bérgamo. A formação, na modalidade presencial, totalizou oito horas de aula em um só dia, com a proposta de tornar ainda mais fluida a comunicação da Esmape com seu público.

Nos próximos dias 11 e 12 haverá novo curso com a docente, também na modalidade presencial, desta vez, voltado a servidores das comarcas do Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Itapissuma e Itamaracá.


Veja o que a professora disse sobre a formação:

“Viemos falar de linguagem, da necessidade da utilização da linguagem e da comunicação não violenta, da linguagem cidadã e, principalmente, a partir da portaria do ministro Luís Roberto Barroso, de como colocar na prática a linguagem simples. 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco dá um passo inicial para eliminar o juridiquês e para garantir que a comunicação vai ser acessível a todos. Comunicação pressupõe entendimento: as pessoas precisam ficar confortáveis nas suas áreas profissionais para se comunicar bem”.

Como bem exposto pela professora, a realização do curso de português para servidores do Tribunal de Justiça é uma iniciativa que reforça a importância da adoção da linguagem simples no âmbito do Poder Judiciário. A medida integra as ações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, regulamentado pela Portaria n. 143/2024, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. O objetivo do pacto é claro: tornar a comunicação entre o Judiciário e a sociedade mais acessível, garantindo que as informações sejam compreendidas por todos.

Para mais fotos, clique AQUI.
Assista ao vídeo

 

-----------------------

Fotos: Gleber Nova