Notícias

Esmape investe em bibliotecas digitais

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) vem realizando investimento em publicações digitais e começou a digitalizar também seus títulos institucionais através de sua própria Biblioteca. Com um acervo de cerca de 32 mil livros físicos, a Biblioteca Jarbas Maranhão adquiriu recentemente a Biblioteca Digital da Thomson Reuters, composta de duas bases de dados, a Proview e RTO. 
´
Na Proview, o usuário encontra à disposição cerca de 3 mil livros, entre os quais publicações recente (2022). Com acesso também simultâneo e no sítio da Esmape, os magistrados e servidores dispõem de 36 títulos de periódicos especializados, incluindo a Revista dos Tribunais, desde 1976, e revistas tradicionais como Revista de Processo, Revista de Direito Privado e Revista do Consumidor, entre outras. 

De acordo com a gestora geral da Biblioteca Jarbas Maranhão, Joseane Ramos Duarte Soares, a plataforma é interativa. “O usuário também poderá pesquisar por pareceres de renomados juristas, jurisprudência de todos os tribunais brasileiros desde 1986, legislação e súmulas”,  explica a gestora. Nesta biblioteca digital, também é possível consultar a juristendência, uma ferramenta que expõe os comentários e artigos sobre a jurisprudência.

“Disponibilizar maior quantidade informação científica que vise dar suporte de conhecimento aos magistrados e servidores do TJPE, otimizando seu tempo de acesso, é  um dos compromissos da Biblioteca”, completa Joseane Duarte.

Outro compromisso é a preservação da memória institucional. Desde a sua criação, em 1987, a Esmape sempre à frente do seu tempo já incentivava a produção intelectual, lançando seu primeiro livro físico em 1989, escrito pelo então juiz e diretor da Escola, à época, Nildo Nery dos Santos. Em 1996, a Escola Judicial lançou a Revista da Esmape, com artigos essencialmente jurídicos. As edições físicas, que vão do número 1 ao 50, estão sendo digitalizadas na Biblioteca. “Iniciamos no ano passado a digitalização porque recebemos pedidos de envio dos artigos de pesquisadores que não moram em Recife. Ao mesmo tempo em que disponibilizamos o conteúdo para todos, preservamos também as obras físicas e históricas”.

A Biblioteca Jarbas Maranhão tem seu acesso no menu do sítio da Esmape. Bibliotecas e períodicos de conteúdo livre também são indicados pela unidade. Recentemente, a Esmape adquiriu a Biblioteca Digital da Saraiva, uma plataforma que está em fase de implantação e, em breve, magistrados e servidores terão acesso ao conteúdo.

Consulte as Bibliotecas Digitais AQUI.
Confira as Edições já digitalizadas da Revista da Esmape AQUI
Confira as Publicações digitalizadas da Esmape AQUI.
.....................................................................................................................
Texto: Joseane Duarte