Notícias

Esmape e Universidade de La Rioja fecham convênio de cooperação acadêmica

  

Des. Eurico de Barros Correia  celebra mais um acordo com universidade espanhola

 

Em viagem pela Espanha com objetivo de expandir a atuação da Esmape – Escola Judicial de Pernambuco, o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, diretor geral da instituição, formalizou o terceiro acordo de cooperação internacional e acadêmica, nesta segunda semana do mês de maio, dia 11. O convênio foi com a Universidade de La Rioja, com vigência de três anos, podendo ser prorrogado.

A Universidade de La Rioja é uma instituição pública, com sede na cidade de Lograño, capital da província de La Rioja, Espanha. Ela está classificada como Campus de Excelência Internacional (CEI) pelo Projeto Iberus, que tem como objetivo estratégico promover a difusão da cultura, o desenvolvimento sustentável e a cooperação social em prol dos cidadãos para favorecer um comportamento ético e inclusivo da sociedade.

A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria, sendo presidida pelo reitor Julio Rubio Garcia, doutor em Ciências pela Universidade de Zaragoza e PhD da Universidade de Grenoble (França), e contou com a presença da imprensa local.

O desembargador Eurico de Barros Correia, no seu discurso em espanhol, ressaltou o papel fundamental dos magistrados brasileiros para manutenção do Estado democrático do Direito e a necessidade do aprimoramento constante do conhecimento, fato que o levou a concretizar os convênios. “Os acordos internacionais de extensão acadêmica estão em concordância com a missão institucional da Esmape e enriquecem as atividades de ensino e pesquisa”, afirmou o magistrado.

O acordo visa à colaboração das instituições no sentido de promover cursos para magistrados e servidores, com atividades docentes coordenadas e objetivos comuns, sendo acompanhadas por um comitê integrado por representantes das escolas.

Estiveram presentes na solenidade: a coordenadora dos cursos de pós-graduação da Esmape, juíza Ana Cláudia Brandão; a juíza Edina Maria Brandão de Barros Correia, da 2ª Vara de Sucessões e Registros Públicos da Capital e professores da Universidade de La Rioja; entre eles o Prof. Dr. em Direito Constitucional Ricardo Luis Chueca Rodrigues e a Profa. Dra. Maria Amélia Pascual Medrado. 

 

...........................................

Texto: Joseane Duarte

Fotos: Diretoria /Esmape