Notícias

Esmape e ESMP capacitam procuradores(as), promotores(as) e servidores(as) do MPPE em Inteligência Artificial Generativa (IA-GEN)

Sala de aula da Escola Judicial de Pernambuco com integrantes do MPPE.
 

Nesta quinta-feira (14/11), a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) – em colaboração com a Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP/PE) – promoveu o curso "Inteligência Artificial Generativa (IA-GEN) na Prática Jurídica" para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A capacitação reuniu procuradores(as), promotores(as) e servidores(as) do MPPE com o objetivo de explorar as possibilidades da IA-GEN na rotina de atividades jurídicas, promovendo inovação e eficiência no setor público.

Com uma abordagem voltada para a prática, o curso foi ministrado pelo juiz Haroldo Carneiro Leão e pelos servidores Irving Holanda e Guilherme Carvalheira, especialistas no campo da inteligência artificial aplicada ao direito. Durante a atividade, foram abordadas técnicas e ferramentas que facilitam tarefas, como a análise automática de documentos, gestão de informações, confecção de minutas, transcrição de vídeos (audiências) e o desenvolvimento de novos métodos para otimização de processos judiciais.

Essa iniciativa reforça a missão da Esmape de fomentar a modernização do Poder Judiciário e do Sistema de Justiça como um todo, oferecendo aos(às) profissionais do MPPE recursos para explorar as potencialidades da IA-GEN e aplicá-las de forma ética e prática em suas atividades.

 

-----------------------------------------------

Texto: Pedro Pequeno | Esmape

Foto: Antônio Recamonde | Esmape