Notícias

Esmape comemora aniversário de 32 anos

Mesa da solenidade de 32 anos da Esmape
Celebração de 32 anos da Escola Judicial de Pernambuco

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) celebrou, na tarde do dia 14 de agosto, os seus 32 anos. A solenidade aconteceu no auditório Desembargador Nildo Nery e teve início com a abertura da exposição Instituto Hans Kelsen de Viena, localizada no primeiro andar da instituição.

Na abertura da cerimônia, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueiredo Alves, agradeceu a todos da instituição educacional e destacou a dedicação do Vice-diretor, Des. Evandro Magalhães, e do juiz supervisor, Saulo Fabianne. “Tudo que é feito com equipe, com devoção, sentimento de pertencimento, comprometimento, efetivamente que é vitória de todos. Celebrar, portanto, o aniversário da Escola parte desse necessário agradecimento a todos aqueles que fazem a Escola”, disse o Des. Jones Figueiredo Alves.

O Diretor Geral da Esmape também fez um agradecimento especial ao Cônsul da Áustria, Ricardo Pessoa Queiroz Filho, pelo empenho em propiciar a instalação da exposição sobre Hans Kelsen. “Até o final de setembro, todos poderão verificar o significado do jurista Hans Kelsen à história do Direito, mas sobretudo a nossa capacidade de pensar melhor o Direito. Para falar de Hans Kelsen, efetivamente, não basta analisar sua obra ou a sua autobiografia porque depois da sua morte, em 1973, foram editados mais de 50 livros e mais de 150 artigos”, afirmou o Des. Jones Figueiredo Alves.   

Na solenidade, o Cônsul da Áustria, Ricardo Pessoa Queiroz Filho, falou sobre a influência de Kelsen. “A sua obra, a Teoria Pura do Direito, foi fundamental para o desenvolvimento dos sistemas jurisdicionais a partir do início do século XX. Este mês, estamos comemorando os quase 200 anos deste Tribunal, os 32 anos desta magnífica Escola e, por coincidência, estamos também comemorando os quase 70 anos da visita de Hans Kelsen ao Brasil”, disse Ricardo.

Após a abertura oficial do evento, o professor doutor João Maurício Adeodato fez uma explanação sobre A influência de Hans Kelsen sobre Lourival Vilanova e a Filosofia na Escola do Recife. De acordo com ele, Kelsen trouxe um novo paradigma. “Embora a maioria das pessoas ainda misturem muito o Direito cientifico com a sua concepção de justiça, há um número crescente de pessoas, visivelmente entre os jovens, que estão tomando consciência de que isso não é assim. Uma coisa é o argumento jurídico e outra coisa é o político”, explicou João Maurício Adeodato.

Após a explanação sobre Hans Kelsen, foi instalado o Instituto Plenitude – Instituto de Qualificação de Vida que tem como objetivo fomentar a pesquisa, o debate e o desenvolvimento de ações concretas com vistas a melhoria e o zelo das condições das condições de saúde de magistrados e servidores. “Nós teremos duas salas destinadas a este Instituto, que é formado por diversos segmentos do próprio do Tribunal. A Esmape está aqui para oferecer a plenitude que cada um busca alcançar, embora não seja um alcance absoluto, mas sobretudo buscar ser melhor para que assim sendo possamos melhorar os outros”, falou o Des. Jones Figueiredo Alves.

Instituto Plenitude é instalado na Esmape
Instituto Plenitude é instalado na Esmape durante comemoração de 32 anos da Escola Judicial

O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Adalberto de Oliveira Melo, esteve presente na solenidade e falou sobre a importância da iniciativa. “Tenho certeza de que melhoraremos e ampliaremos as ações voltadas ao bem-estar de servidores, magistrados, prestadores de serviços e demais colaboradores do Judiciário pernambucano”, afirmou o Presidente do TJPE.

Como parte da instalação do Plenitude, foi realizada a palestra O sentido da vida com Luiz Schettini Filho e Suzana Schettini. De acordo com Luiz Schettini, quando a pessoa não tem clareza do sentido pessoal da vida, a vida é um tumulto. “Quando a gente não justifica o fato de estar nessa trajetória, a vida é um sofrimento. E é por isso que há pessoas que conseguem protelar a morte, mas não conseguem agilizar a vida. Se nós começarmos a pensar que a vida é a conquista de determinados resultados, ela vai ser muito descolorida. A vida não é a conquista de um resultado, ela é um processo dentro do qual os resultados ocorrem”, explicou Luiz Schettini Filho.

Na cerimônia, o Vice-diretor da Esmape, Des. Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, realizou, simbolicamente, a entrega de livros doados da biblioteca da sua genitora Maria Teresa Magalhães Melo à Biblioteca Jarbas Maranhão da Escola Judicial de Pernambuco. “É com muito orgulho passar a vossas mãos, para fazer parte do acervo da biblioteca, todo o acervo que nós tínhamos em casa da área jurídica. E na certeza de que vai ser muito melhor utilizado e guardado aqui na nossa biblioteca”, disse o Vice-diretor.

Durante a celebração, foi entregue aos agraciados a Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito. A condecoração é concedida para homenagear pessoas físicas e jurídicas nacionais com relevantes serviços prestados à Escola Judicial. Confira aqui a lista dos agraciados.

Na ocasião foi divulgado o resultado do Concurso de Monografias Jurídicas em Comemoração aos 32 anos da Esmape. Confira aqui a lista dos vencedores. Houve também a apresentação musical dos colaboradores da Escola Judicial de Pernambuco.

Lançamento – Durante a celebração de aniversário da Esmape, o Des. Carlos Frederico Gonçalves de Moraes lançou o livro Uma visão judicial sobre a mulher em situação de violência. A publicação, organizada pelo desembargador, tem como objetivo divulgar o resultado de alguns julgamentos realizados pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Confira aqui as fotos do evento.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Fotos: Gleber Nova