Notícias

Esmape apoia lançamento do livro sobre mediação de conflitos

 


O lançamento foi aberto pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo.

 

Nesta terça-feira (25) foi lançada a quinta edição do livro “Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas”, escrita pelo mestre em Direito, conselheiro Seccional e membro do Conselho Diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Pernambuco (OAB/PE), Carlos Eduardo de Vasconcelos. A noite de autógrafos foi no salão nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O evento contou com o apoio da Esmape – Escola Judicial do TJPE. De acordo com o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, diretor geral da instituição, o lançamento é oportuno no momento em que juristas de todo país se debruçam na aplicação do novo Código de Processo Civil (CPC) que orienta à prática da mediação para evitar o litígio e a sobrecarga de processos nos tribunais.

“No Brasil existem 106 milhões de processos nas diversas instâncias do Judiciário para uma população de 200 milhões de habitantes, o que demonstra um alto grau de litigiosidade, e o Judiciário deve ter o mecanismo para resolver essas demandas de maneira célere”, afirmou Eurico de Barros Correia.

O livro aborda entre outros assuntos, a evolução histórica do conflito; os métodos e capacitações de mediadores extrajudiciais e judiciais, de acordo com a Resolução nº 125/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a Lei de Mediação; os direitos humanos; a comunicação, negociação e modelos de mediação; e a justiça restaurativa e suas práticas.

 

 

............................................

Texto: Joseane Duarte

Foto: Diretoria/Esmape