Notícias

Esmape abre exposição Her Rights no Recife, no dia 04/09

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) sediará a exposição “Her Rights! Money, Power, Autonomy” ou “Direitos Dela! Dinheiro, Poder, Autonomia”, a ser inaugurada, no dia 4 de setembro, às 15h. O evento é organizado pela Embaixada da Suécia no Brasil em parceria com o Instituto Sueco, por intermédio do Consulado da Suécia no Recife, que tem como titular o advogado Erik Limongi Sial.

O objetivo da exposição, que permanecerá aberto à visitação no hall da Esmape até o dia 4 de outubro, é mostrar a importância da independência financeira das mulheres para o desenvolvimento sustentável. A abertura terá a participação da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen.

A diplomata integrará mesa-redonda que abre a exposição, reunindo também a desembargadora Daisy Andrade, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Entre convidadas para o debate, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; a filósofa Regina Célia, vice-presidente do Instituto Maria da Penha, e Simone Aguiar, chefe da Polícia Civil de Pernambuco. Ainda a arquiteta Camila Tenório e a jornalista Mônica Alcântara, ambas da Esmape.

A exposição apresenta 22 painéis e dois totens mostrando um pouco da cronologia da conquista dos direitos das mulheres no Mundo, com foco na Suécia, uma das lideranças mundiais em igualdade de gênero. O Instituto Sueco, parceiro na mostra, divulga informações sobre a Suécia visando promover intercâmbios com outros países em diversas áreas.

A igualdade de gêneros figura entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, visando avanços que promovam o equilíbrio social. E a exposição faz parte dos esforços da Embaixada da Suécia nesse sentido.

A mostra foi realizada pela primeira vez em outubro de 2022, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Esteve também na Assembleia Legislativa do Amazonas, na sede do Conselho Nacional de Justiça (DF) e na Universidade Federal do Goiás.

......................

Texto - Paula Imperiano