Notícias

Escola Judicial incentiva a Campanha Novembro Azul

 


Diretor geral da Escola Judicial, Des. Eurico Barros Correia, afirma que o homem sem preconceito, cuida da saúde. Ele usa o laço azul símbolo da "Campanha Novembro Azul"
 

"Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino" - diz a música Girassol, da banda Cidade Negra.  A frase pode servir para que os homens entendam que um menino não tem preconceito, nem vergonha", afirma o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, diretor geral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ejud-TJPE), instituição que apoia a causa do "Novembro Azul" - que alerta para o cuidado que todos os homens devem ter com a saúde.

Por muito tempo, o câncer de próstata deixou de ser diagnosticado precocemente devido à vergonha que os homens tinham de irem ao médico e se submeterem ao exame do toque retal. Mas, a realidade vem mudando nos últimos anos.

"O preconceito diminuiu porque a população tem mais acesso à informação veiculada nas várias plataformas de mídias", afirma Clóvis Fraga Tenório Pereira, urologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), do Hospital de Câncer de Pernambuco e da Clínica Urológica do Recife (Clinur), também especialista em cirurgia robótica.

Ele cita que depois da década de 80 também houve avanços no diagnóstico. Além do exame pelo toque retal, o diagnóstico foi complementado pelo exame de sangue para identificar a taxa do PSA (Antígeno Prostático Específico) - substância encontrada também no sêmen; pela ultrassonografia e ressonância magnética.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, só este ano, serão diagnosticados cerca de 61 mil novos casos da doença. Até 2013, mais de 13 mil homens morreram de câncer de próstata. O maior fator de risco é idade e a herança genética. Homens após 50 anos, e com parentes em primeiro grau que sofreram com o mal, têm de 3 a 10 vezes mais chances de serem acometidos pelo problema.

"A campanha novembro azul serve para trazer um alerta sobre a saúde masculina. O câncer de próstata, depois do pulmão, é o que mais mata. Fazer os exames regularmente, antes de aparecem os primeiros sintomas, poderá levar à cura da doença", afirma o médico Clóvis Fraga. Ele recomenda que os homens evitem a dieta rica em gordura animal, façam atividades físicas e mantenham o peso ideal.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata, em estágio já avançado são: dificuldade e dor para urinar, incontinência urinária e jato fraco da urina.

Em Recife, na rede pública de saúde, os homens podem procurar atendimento no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Imip, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Otávio de Freitas, Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Hospital Oswaldo Cruz.


....................................................
Texto/arte/foto: Joseane Duarte