Notícias

Escola Judicial de Pernambuco tem novo diretor-geral

Desembargador Jones Figueirêdo

Desembargador Jones Figueirêdo Alves

Tomaram posse, na noite de terça-feira (06/02), o novo diretor e vice-diretor da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), desembargadores Jones Figueirêdo Alves, decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, respectivamente. Confira mais fotos no perfil da Esmape no Flickr.

A nova mesa diretora comandará a Esmape no biênio 2018-2020. A solenidade aconteceu no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, na nova sede da Esmape, situada no bairro Joana Bezerra, em Recife.

A cerimônia teve início com a entrega da Medalha Aluiz Tenório de Brito ao Cônsul da Suécia, em Recife, Erik Limongi Sial. Na sequência, o juiz Saulo Fabianne, representando os servidores da Esmape, entregou aos desembargadores Eurico de Barros Correia Filho e Eduardo Sertório Canto, uma placa simbolizando a gratidão pelo trabalho que eles desempenharam como diretor e vice-diretor, respectivamente, no biênio que se findou. O juiz Saulo Fabianne e o secretário executivo, Wagner Barboza de Lucena, também foram homenageados.

No seu discurso de despedida, o desembargador Eurico de Barros Correia Filho fez um balanço geral de sua gestão. Ele destacou os três cursos de Formação Inicial para 65 novos magistrados do TJPE; a ampliação das turmas de pós-graduação e a primeira certificação pela Escola Judicial; o resgate de propriedade da sigla “Esmape”; a realização de eventos jurídicos de grande porte como congressos, fóruns e o 45º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem); a assinatura de acordos internacionais para intercâmbios acadêmicos; as visitas institucionais à Colômbia e Suécia; além da interiorização da Escola através da criação dos polos de aprendizagem em Arcoverde e Serra Talhada. O desembargador Eurico de Barros fez questão de citar, nominalmente, cada servidor que integrou sua equipe como forma de agradecimento.

Conforme determina o protocolo, em seguida, o secretário geral do TJPE, Carlos Gonçalves, leu os termos de compromisso e o presidente do TJPE, Adalberto de Oliveira Melo empossou os novos dirigentes da Esmape.

Desembargadores Adalberto de Oliveira Melo, Jones Figueirêdo Alves e Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo

Desembargadores Adalberto de Oliveira Melo, Jones Figueirêdo Alves e Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo

Na sequência, a Medalha Aluiz Tenório de Brito foi outorgada ao presidente do TJPE, Adalberto de Oliveira Melo, aos desembargadores Eurico de Barros Correia Filho e Eduardo Sertório Canto, respectivamente ex-diretor e vice-diretor da Esmape; e ao juiz supervisor.

Uma Escola que representa a grandeza da magistratura estadual 

Em seu discurso de saudação, o novo diretor-geral da Esmape, desembargador Jones Figueirêdo, ressaltou a gratidão ao presidente do TJPE, Adalberto de Oliveira Melo, pela missão a ele confiada e asseverou que responderá com trabalho e responsabilidade, “Porque quem é grato ama o seu trabalho”, disse. 

Desembargador Jones durante discurso de posse

Desembargador Jones durante discurso de posse

Jones Figueirêdo citou os muitos altares que sagrou em sua vida, entre eles: a magistratura por vocação e a Escola Judicial - que nela está desde a sua origem quando ocupou, por convocação, o cargo de coordenador dos cursos de preparação à magistratura, há 30 anos. Depois retornando à Esmape, como diretor para o exercício 2006-2007. “A Escola é uma catedral, porque nela se professa o homem judicante em toda sua capacidade operativa de distribuir justiça”, afirmou. 

O diretor-geral citou a infraestrutura do novo prédio da Escola Judicial e asseverou “Essa Escola representa a magnitude, a grandeza da magistratura estadual. E esta grandeza nada mais é do que o resgate do reconhecimento do trabalho que magistrado pernambucano tem feito em favor da Justiça do Estado”. 

O desembargador Jones Figueirêdo disse que dará continuidade ampliada ao trabalho desenvolvido pelo desembargador Eurico de Barros Correia. E prometeu a abertura imediata dos polos de aprendizagem da Esmape, nas cidades de Palmares e Goiana.

 “A Escola será destinatária de todas as aspirações dos magistrados e servidores na sua capacitação e atenderá todos os reclamos, as necessidades técnicas e operacionais naqueles cursos mais específicos, com temas novos, desafiantes e instigantes, mas, sobretudo, no treinamento participativo do juiz e servidor. A Escola não será apenas um local obrigatório para que o juiz compareça na sua formação continuada, a simples carga horária de critérios objetivos para promoção e remoção. A Escola será o habitat próprio, motivacional, para que o juiz aqui considere a sua Escola como a extensão necessária da sua fome do absoluto, isto porque o conhecimento é um bem maior da vida.

Juiz Saulo Fabianne e desembargadores Adalberto de Oliveira Melo e Jones Figueirêdo Alves

Juiz Saulo Fabianne e desembargadores Jones Figueirêdo Alves e Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo

Transformar a Gráfica Esmape em editora, valorizando e respeitando o autor; dar acessibilidade ao Processo Judicial Eletrônico através de aplicativos; ampliar os cursos de pós-graduação e celebrar convênios que permitiram o acesso dos servidores e magistrados ao mestrado, faz parte do compromisso do desembargador Jones Figueirêdo nesta gestão.

Ao término do discurso do novo diretor-geral, o presidente do TJPE, Adalberto de Melo, discursou destacando o perfil profissional da nova mesa diretora da Esmape.
..........................................................
Texto: Joseane Duarte
Fotos: Gleber Nova