Notícias

Escola Judicial começa a capacitar servidores para uso do SEI

            
Aproximadamente 24 Instrutores foram capacitados pelo TJPE
 

A Esmape – Escola Judicial de Pernambuco começa a capacitar, a partir desta segunda-feira (06/03), os servidores do Poder Judiciário estadual para uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) que irá substituir o Sistema de Protocolo Eletrônico (SISP). Inicialmente, são dois servidores convocados por unidade de trabalho e o objetivo é que eles multipliquem a aprendizagem da ferramenta com seus pares.

No dia 21 de fevereiro último, a presidência do TJPE publicou o Ato 155/2017 determinando a convocação por considerar a necessidade de agregar os recursos de tecnologia da informação aos trâmites processuais administrativos para dar maior eficiência à gestão de documentos. O SEI já vem sendo utilizado em alguns tribunais de justiça e eleitorais do país.

A utilização do SEI nas comunicações internas do TJPE vai permitir a redução de despesas com papéis, celeridade na tramitação de documentos e segurança digital. Houve a preparação de, aproximadamente, 24 instrutores, divididos em duas turmas, para ministrarem o curso.

Para o desembargador Eurico de Barros Correia Filho, diretor geral da Esmape, “Mais uma vez a instituição se supera para estruturar, em menos de dois meses, um curso que vai abranger mais de 1.500 servidores em todo Estado de Pernambuco, utilizando a logística adequada para realização do curso com menor custo possível. Isso evidencia o alinhamento estratégico da Escola com as diretrizes do TJPE”, afirmou.
 


As aulas acontecem simultaneamente na Capital
 

De acordo com Rosalie Campos, diretora do Núcleo de Capacitação de Servidores da Esmape, para não ter problemas de conflitos entre a tramitação de papéis pelo SISPE e os documentos eletrônicos do SEI, os treinamentos serão simultâneos na Capital. “Haverá turmas no Fórum Rodolfo Aureliano, Anexo do TJPE no Brum e Fórum Thomaz de Aquino. No final de março, estão previstas turmas no Polo Caruaru e Garanhuns, nos horários manhã e tarde”, afirmou.

“Os servidores da comarca de Serra Talhada e Petrolina que já estavam sendo capacitados no Processo Judicial Eletrônico (PJe) não precisarão se ausentar novamente de suas unidades porque a prática foi incorporada ao programa” explicou Rosalie Campos.  

A diretora lembra que o próprio software também tem um tutorial que vai auxiliar e complementar a aprendizagem. “O treinamento tem o objetivo de demonstrar as funcionalidades do SEI para evitar seu uso incorreto e a produção de informações desnecessárias que poderá congestioná-lo, mas principalmente, é para sensibilizar o servidor das vantagens da ferramenta”, pontuou.

As capacitações, que totalizam quatro horas/aula, estão previstas para terminar na primeira quinzena de abril.

 

.........................................

Texto: Joseane Duarte

Fotos: Gleber Nova