Notícias

Enojus reúne oficiais de justiça de todo o Brasil na Esmape

Confira as fotos do evento AQUI.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, foi ovacionado de pé, nesta quarta-feira (18/09), após sua fala na abertura do 8º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (Enojus). O evento lotou o auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), com capacidade para 440 pessoas.  


Como palavras finais de sua fala, o magistrado fez uma analogia entre a receptividade pernambucana ao evento e os símbolos da bandeira do Estado: “Ela acolhe a tradição, a religiosidade e a diversidade também, porque nós temos as cores do arco-íris”. Antes disso, ele tocou em questões práticas, envolvendo a categoria dos oficiais de justiça, antecipando um olhar comprometido com temas como segurança, condições de trabalho e remuneração. As palavras ditas fizeram os aplausos permearem toda a sua fala e aumentar o entusiasmo ao longo dela. 


A vice-diretora-geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade Pereira, frisou: “A atividade das oficialas e oficiais de justiça é um divisor de águas para nós, magistradas e magistrados. Então vai aqui minha gratidão, enquanto desembargadora, enquanto vice-diretora da Escola, em nome do desembargador Jorge Américo, nosso diretor-geral. Sintam-se todos muito acolhidos neste lugar”. 

Roberto Soto, presidente da entidade realizadora do evento, o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE), falou de gratidão, em especial, à receptividade da Esmape. Dirigiu agradecimentos à diretoria atual e a anterior, que teve direção-geral do desembargador Francisco Bandeira de Mello, atualmente corregedor-geral de Justiça, e que integrou a mesa de honra da abertura do Enojus. Também agradeceu pela presença do desembargador Alexandre Assunção, presente na mesa de honra. 

O dirigente sindical citou conquistas recentes da categoria e frisou que oficiais e oficialas de justiça participam do evento não só para atualizações: “Estamos aqui para nos apresentar a uma nova era, com todos os seus desafios e conquistas, a exemplo da inteligência artificial”. Compuseram a mesa de honra também autoridades sindicais, jurídicas e parlamentares envolvidas com pautas da categoria, como o deputado federal Coronel Meira e o deputado estadual Alberto Feitosa. 


O Encontro - Nesta quinta-feira, em seu primeiro dia de palestras, destacou-se o supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão, que falou sobre o tema “Loteria da Justiça”. O evento termina nesta sexta-feira (20/9) e reunirá 14 painelistas de vários estados. 

Estão presentes sindicatos e associações vinculados à Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus);  Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenasojaf) e Associação Federal dos Oficiais de Justiça (Afogebra).  

A realização promove também o intercâmbio entre os participantes que se confraternizam em momentos descontraídos no hall da Esmape. Na abertura, foram brindados com uma orquestra de frevo e com um boneco gigante de Olinda. Nesta quinta-feira, a saudação foi feita por caboclos de lança do maracatu rural.